O Papa Francisco foi visto a usar uma cadeira de rodas em público pela primeira vez na quinta-feira, dias depois de ter dito que estava a receber tratamento para dores no joelho.
O pontífice, que sofre de dor no joelho direito há algum tempo, foi conduzido à sala Paulo VI na cidade do Vaticano para um encontro com freiras e superiores de todo o mundo.
Numa entrevista ao Corriere della Sera na terça-feira, Francisco, 85 anos, disse que estava prestes a sofrer uma pequena “intervenção com infiltração” devido a um ligamento tenso.
No final de uma audiência com bispos da Eslováquia, na semana passada, o papa, sentado numa cadeira, pediu desculpa por não poder levantar-se para cumprimentar os seus convidados.
“Há um problema, este joelho não funciona”, disse ele. “Tenho de obedecer ao médico, que me disse para não andar”.
O jornal, Il Messaggero, disse que as freiras aplaudiram longamente o papa quando ele foi conduzido para a sala pelo seu assistente de maior confiança. Embora ele já tenha usado uma cadeira de rodas, esta foi a primeira vez que ele apareceu numa em público.
O pontífice também disse ao Corriere que estava “pronto para viajar para Moscovo” após ter solicitado um encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre a guerra na Ucrânia, mas que ainda não tinha tido uma resposta.