Site icon Fama Rádio e Televisão

Mala misteriosa de Putin chama-se “Cheget” e pode ordenar ataque nuclear em qualquer situação. Só existem três

O Presidente Vladimir Putin voltou a promover o poder nuclear da Rússia contra o pano de fundo do conflito na Ucrânia, dizendo que um novo sistema de mísseis balísticos deveria fazer parar os inimigos de Moscovo e pensar.

Putin avisou o ocidente que qualquer tentativa de se intrometer no seu caminho “o levará a consequências de tal ordem que nunca encontrou na sua história”. Dias mais tarde, ordenou que as forças nucleares russas fossem colocadas em alerta máximo.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O Secretário-Geral das Nações Unidas Antonio Guterres disse no mês passado que “a perspectiva de um conflito nuclear, outrora impensável, está agora de volta ao reino das possibilidades”.

Eis como a cadeia de comando da Rússia funcionaria no caso de um lançamento de armas nucleares.

Um documento de 2020 intitulado “Princípios Básicos da Política de Estado da Federação Russa em matéria de dissuasão nuclear” diz que o presidente russo toma a decisão de utilizar armas nucleares.

Uma pequena pasta, conhecida como Cheget, é mantida sempre perto do presidente, ligando-o à rede de comando e controlo das forças nucleares estratégicas da Rússia.

O Cheget não contém um botão de lançamento nuclear, mas transmite as ordens de lançamento ao comando militar central – o Estado-Maior General.

O Estado Maior General russo tem acesso aos códigos de lançamento e dispõe de dois métodos de lançamento de ogivas nucleares.

Pode enviar códigos de autorização a comandantes de armas individuais, que depois executam os procedimentos de lançamento.

Existe também um sistema de apoio, conhecido como Perimetr, que permite ao Estado-Maior iniciar directamente o lançamento de mísseis terrestres, contornando todos os postos de comando imediatos.

Depois de Putin ter dito a 27 de Fevereiro que as forças de dissuasão da Rússia – que incluem armas nucleares – deveriam ser colocadas em alerta máximo, o Ministério da Defesa disse que as Forças de Mísseis Estratégicos, as Frotas do Norte e do Pacífico, e o Comando de Aviação de Longa Distância tinham sido colocados em serviço de combate “reforçado”, com pessoal reforçado.

O termo reforço, ou dever de combate especial, não aparece na doutrina nuclear russa, deixando os peritos militares perplexos sobre o que isso poderia significar.

Pavel Podvig, um investigador sénior do Instituto das Nações Unidas para a Investigação do Desarmamento em Genebra, disse no Twitter que a ordem poderia ter activado o sistema de comando e controlo nuclear da Rússia, abrindo essencialmente canais de comunicação para qualquer eventual ordem de lançamento.

Alternativamente, disse ele, poderia significar apenas que os russos tinham expandido o pessoal nas suas instalações nucleares.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version