Siga-nos nas redes

Mundo

Mala misteriosa de Putin chama-se “Cheget” e pode ordenar ataque nuclear em qualquer situação. Só existem três

Publicado

em

O Presidente Vladimir Putin voltou a promover o poder nuclear da Rússia contra o pano de fundo do conflito na Ucrânia, dizendo que um novo sistema de mísseis balísticos deveria fazer parar os inimigos de Moscovo e pensar.

Putin avisou o ocidente que qualquer tentativa de se intrometer no seu caminho “o levará a consequências de tal ordem que nunca encontrou na sua história”. Dias mais tarde, ordenou que as forças nucleares russas fossem colocadas em alerta máximo.

O Secretário-Geral das Nações Unidas Antonio Guterres disse no mês passado que “a perspectiva de um conflito nuclear, outrora impensável, está agora de volta ao reino das possibilidades”.

Eis como a cadeia de comando da Rússia funcionaria no caso de um lançamento de armas nucleares.

Um documento de 2020 intitulado “Princípios Básicos da Política de Estado da Federação Russa em matéria de dissuasão nuclear” diz que o presidente russo toma a decisão de utilizar armas nucleares.

Uma pequena pasta, conhecida como Cheget, é mantida sempre perto do presidente, ligando-o à rede de comando e controlo das forças nucleares estratégicas da Rússia.

O Cheget não contém um botão de lançamento nuclear, mas transmite as ordens de lançamento ao comando militar central – o Estado-Maior General.

O Estado Maior General russo tem acesso aos códigos de lançamento e dispõe de dois métodos de lançamento de ogivas nucleares.

Pode enviar códigos de autorização a comandantes de armas individuais, que depois executam os procedimentos de lançamento.

Existe também um sistema de apoio, conhecido como Perimetr, que permite ao Estado-Maior iniciar directamente o lançamento de mísseis terrestres, contornando todos os postos de comando imediatos.

Depois de Putin ter dito a 27 de Fevereiro que as forças de dissuasão da Rússia – que incluem armas nucleares – deveriam ser colocadas em alerta máximo, o Ministério da Defesa disse que as Forças de Mísseis Estratégicos, as Frotas do Norte e do Pacífico, e o Comando de Aviação de Longa Distância tinham sido colocados em serviço de combate “reforçado”, com pessoal reforçado.

O termo reforço, ou dever de combate especial, não aparece na doutrina nuclear russa, deixando os peritos militares perplexos sobre o que isso poderia significar.

Pavel Podvig, um investigador sénior do Instituto das Nações Unidas para a Investigação do Desarmamento em Genebra, disse no Twitter que a ordem poderia ter activado o sistema de comando e controlo nuclear da Rússia, abrindo essencialmente canais de comunicação para qualquer eventual ordem de lançamento.

Alternativamente, disse ele, poderia significar apenas que os russos tinham expandido o pessoal nas suas instalações nucleares.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 55 minutos

Peregrinação Jubilar em honra da “Santinha de Balasar” realiza-se entre 21 e 25 de abril

Os dias entre 21 e 25 de abril assinalam a Peregrinação Jubilar em honra da “Santinha de Balasar”, uma celebração...

Economiahá 2 horas

Consumo de eletricidade em Portugal atingiu o nível mais alto de sempre neste início de 2025

 O consumo de eletricidade nos primeiros três meses de 2025 foi o mais elevado de sempre, tendo totalizado 14,1 terawatts-hora...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Chuvas fortes chegam acompanhadas por trovoadas esta quarta-feira

A chuva regressa, esta quarta-feira, ao concelho de Famalicão, depois de uma série de dias de sol e céus limpos,...

Paíshá 4 horas

Roubo de viaturas aumentou 106,3% em 2024. Valor apenas superado pelo roubo de bancos

A criminalidade violenta e grave aumentou 2,6% no ano passado em relação a 2023, com 14.385 crimes registados, enquanto a...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: INAC teme pelo seu futuro após venda “iminente” das suas instalações

O Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), cujas instalações se localizam na área comercial Central Park, na vila de...

Paíshá 5 horas

Violência nas Escolas: Diretores pedem “reforço” ao Governo para poder lidar com a atual situação

Os diretores escolares apelam ao Governo para que reforce as equipas de psicologia nas escolas onde há mais casos de...

Bragahá 6 horas

Braga: Assaltantes levaram todo o ouro e relógios de uma ourivesaria no centro da cidade

Uma ourivesaria, localizada no centro da cidade de Braga, foi alvo de um meticuloso assalto, levado a cabo na madrugada...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Funeral de Joaquim Moniz Ferreira realiza-se esta quarta-feira

Realiza-se, esta quarta-feira, o funeral de Joaquim Moniz Ferreira, figura emblemática do concelho, que esteve ligado à Assembleia da União...

Desportohá 7 horas

Sub-23 do FC Famalicão vencem Gil Vicente com dois golos de Zabiri

A formação sub-23 do FC Famalicão disputou, esta terça-feira, a jornada 10 da Fase de Apuramento de Campeão da Liga...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: “Fado no Café da Casa” regressa a 10 de abril com Lurdes Silva e Mariana Correia

A Associação Cultural & Artística Famalicão Fado – ACAFADO, convida para mais uma noite de música ao vivo, com a...

Arquivo

Mais Vistos