Mundo
Guerra na Ucrânia: União Europeia recebeu lista de 150 vítimas de violência sexual

A União Europeia (UE) recebeu uma lista com 150 nomes de vítimas de violência sexual, entre mulheres e crianças ucranianas, estando a ser avaliada a retirada destas pessoas para tratamento em países do bloco europeu.
Segundo Remi Duflot, chefe da delegação da UE na Ucrânia, foi criada uma equipa específica para tratar os crimes de guerra, onde se incluem os casos de abusos sexuais, violações e violência sexual de uma forma genérica.
“Pusemos à disposição da Ucrânia o mecanismo de proteção civil, que tem uma janela para evacuações de casos médicos, no caso para retirar mulheres e crianças que foram afetadas por estes horrores, por estas atrocidades, e que querem receber tratamento fora do país”, explicou, numa entrevista à distância.
De acordo com o chefe da delegação da UE , que está em Kiev, há já “uma longa lista de casos que estão atualmente a ser analisados por uma organização não-governamental local em coordenação com o Ministério da Saúde ucraniano”.
“Quando tivermos essa lista de pessoas que querem ter tratamento na União Europeia, iremos retirá-las o mais rapidamente possível, nas melhores condições possíveis, de modo que tenham o tratamento de que precisam, não só psicológico, mas também médico da forma mais abrangente possível”, adiantou o representante.
Segundo o responsável, as autoridades europeias receberam uma lista com 150 nomes, logo a seguir à retirada das tropas russas da cidade de Bucha, no início de abril, mas não significa que todas queiram ser retiradas do país.

-
Famalicãohá 1 semana
Caminhada Famalicão-Balasar reuniu mais de 90 participantes este domingo
-
Economiahá 6 dias
Famílias estão a cortar na alimentação para pagar rendas. Pedidos de ajuda aumentaram 67%
-
Famalicãohá 4 dias
Grupo armando e encapuzado assalta casa em Riba d’Ave esta madrugada
-
Paíshá 1 semana
Futebolista Fábio Silva volta a pisar o relvado após 17 dias em coma e meses de fé e esperança