Site icon Fama Rádio e Televisão

Vídeo mostra soldados ucranianos a executar militares russos capturados

Um vídeo colocado online e verificado pelo New York Times parece mostrar tropas a lutar sob uma bandeira ucraniana a disparar o que se crê ser um soldado russo capturado fora de uma aldeia a oeste da capital da Ucrânia, Kyiv.

No clip, que foi colocado online na segunda-feira, o soldado russo é visto com um casaco encostado à cabeça, aparentemente ferido mas ainda a respirar, noticiou o jornal na quarta-feira.

“Ele ainda está vivo. Filmem estes saqueadores. Olha, ele ainda está vivo. Ele está a ofegar”, ouve-se um homem a dizer.

Um soldado atira então duas vezes no homem. Ele dispara uma terceira vez depois de ele continuar a mover-se. O homem ferido fica então quieto.

Três outros soldados que se pensa serem russos podem ser vistos mortos nas proximidades, um com uma ferida na cabeça e as suas mãos atadas atrás das costas.

O Times relatou que os supostos soldados ucranianos são identificáveis pelo seu emblema de bandeira e braçadeiras azuis. São ouvidos a dizer “glória à Ucrânia” várias vezes.

Os soldados mortos estão a usar camuflagem e braçadeiras brancas comummente usadas pelas tropas russas. Estão deitados a poucos metros de um BMD-2, um veículo de combate de infantaria utilizado pela unidade aérea russa, de acordo com o jornal.

O vídeo foi filmado a norte da aldeia de Dmytrivka, que fica a cerca de 11 km (sete milhas) de Bucha, de acordo com o Times. Em Bucha, as autoridades ucranianas dizem ter descoberto centenas de cadáveres de civis depois de as forças russas se terem retirado da área. As imagens de corpos que revestem as ruas de Bucha chocaram a comunidade internacional e reacenderam os apelos a uma investigação de crimes de guerra.

A execução de soldados inimigos capturados constituiria também um crime de guerra.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version