Site icon Fama Rádio e Televisão

Autoridades dizem que escombros de Borodyanka cobrem centenas de pessoas soterradas

“A destruição no centro de Borodyanka é a pior pelo seu tamanho que já vi em qualquer uma das cidades à volta de Kyiv, incluindo Irpin e Bucha, que foram muito disputadas por causa disso”, diz Jeremy Bowen jornalista da BBC.

Ao fundo da rua principal da rotunda, à entrada da cidade, há uma enorme quantidade de danos. Edifícios destruídos e queimados, casas transformadas em escombros, os destroços retorcidos dos carros, e depois mais edifícios desmoronados.

Borodyanka, que não está longe da fronteira com a Bielorrússia e que estava no eixo principal do avanço russo sobre Kyiv, tem sido muito fortemente destruída.

Não é o tipo de bombardeamento que acontece num par de bombardeamentos. Isto requer aplicação.

Várias testemunhas disseram à BBC que as tropas russas pararam as tentativas de escavar os sobreviventes dos edifícios destruídos, ameaçando as pessoas que o quisessem fazer à mão armada.

Funcionários ucranianos dizem que os russos podem ter cometido atrocidades piores em Borodyanka do que em Bucha, onde foram encontrados corpos de homens que pareciam ter sido sumariamente mortos, deitados na rua depois dos russos terem saído, e várias centenas de outros corpos estavam numa vala comum.

Neste momento, porém, a extensão do que foi feito a civis em Borodyanka durante a ocupação russa ainda não é clara.

A razão é que os escombros dos locais das bombas ainda não foram movidos. Os habitantes da cidade acreditam que os cadáveres de civis se encontram debaixo deles, mas o número não é conhecido.

A pior morte em Borodyanka pode ter ocorrido quando vários grandes blocos de apartamentos foram destruídos.

Numa linha de grandes edifícios de cor creme, vários foram achatados. Os buracos negros de fogo que ocuparam são como dentes em falta.

Toneladas de betão e aço caíram nas caves por baixo dos apartamentos. Várias pessoas disseram que dezenas de civis estavam deitados mortos debaixo dos escombros. A polícia disse que poderiam ser centenas. Estão à espera de gruas e equipamento de elevação pesado para começar a mover enormes quantidades de escombros para recuperar corpos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version