Mundo
VÍDEO: Carro de combate russo abre fogo sobre ciclista ucraniano
Surgiu um novo vídeo que vem juntar-se à crescente evidência de atrocidades cometidas enquanto os militares russos ocupavam a cidade suburbana de Bucha, a noroeste de Kyiv.
O vídeo mostra um ciclista a deslocar-se ao longo de uma rua em Bucha, desmontando e andando de bicicleta na esquina para uma rua ocupada por soldados russos. Assim que o ciclista dá a volta, um veículo blindado russo dispara várias munições de alto calibre ao longo da rua. Um segundo veículo blindado dispara duas voltas na direção do ciclista. Uma nuvem de poeira e fumo sobe do local.
O vídeo é uma filmagem aérea gravada pelos militares da Ucrânia no início de Março, quando as forças russas ainda detinham a cidade. Foi verificado de forma independente pelo The New York Times.
Semanas depois, após a Rússia se ter retirado de Bucha, um corpo em roupa civil foi filmado ao lado de uma bicicleta neste preciso local, num segundo vídeo verificado pelo The Times. O corpo, com uma perna estropiada, encontra-se atrás de um pilar de betão utilitário que se desmoronou devido a uma aparente greve. Os danos no pilar são consistentes com munições de alto calibre. A roupa da pessoa – um top azul escuro e calças mais claras – combina com o traje do ciclista.
Nas imagens aéreas, os veículos blindados russos visíveis na rua parecem ser veículos de combate à infantaria BMD-4, que são normalmente montados com uma pistola de 100 milímetros e um canhão de 30 milímetros, de acordo com uma análise de Times do vídeo. Mais de 20 veículos militares russos estão posicionados perto dos dois veículos que dispararam, ambos na mesma rua e que se estendem por blocos ao longo de uma rua transversal.
-
Desportohá 1 semana
Famalicão: Rui Oliveira e Raquel Sampaio vencem S. Silvestre de Vermoim
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Mulher ferida após despiste de veículo ligeiro na Avenida Santiago de Gavião
-
Paíshá 4 dias
Homem de 56 anos que furtava em residências detido pela GNR na Maia
-
Desportohá 1 semana
Baixas médicas dos PSP que faltaram no jogo entre Famalicão e Sporting investigadas pela IGAS