Um casal ucraniano que se encontrou enquanto se voluntariou para apoiar outros no meio da invasão russa casou-se no domingo numa estação de metro que servia de abrigo anti-bombas em Kharkiv.
Antes da guerra, Anastasiya Grachova era enfermeira num departamento de oncologia e Anton Sokolov era cirurgião dentista com a sua própria clínica. A dupla encontrou-se quando começaram a voluntariar-se para prestar cuidados de saúde e medicamentos às pessoas da cidade, uma vez que a ofensiva russa foi desencadeada.
“Eles são médicos, ao ajudarem e entregarem medicamentos, apaixonaram-se diante dos meus olhos”, disse o seu amigo Kirillo Volkov. No domingo, Anastasiya e Anton decidiram ir ao Palácio do Trabalho destruído, perto da Câmara Municipal, e depois dirigir-se a uma igreja ortodoxa, que também foi danificada.
Finalmente, casaram-se oficialmente numa estação de metro, servindo de abrigo dos bombardeamentos. “Apesar de todo o horror que acontece na cidade de Kharkiv e na Ucrânia, há um lugar para o amor, há bondade”, disse Anton Sokolov, o noivo.
A Rússia enfrentou uma nova onda de condenação na segunda-feira, depois de terem surgido provas do que parecia ser a morte deliberada de civis na Ucrânia. Alguns líderes ocidentais apelaram a mais sanções em resposta, mesmo quando Moscovo continuou a insistir na sua ofensiva no leste do país.