Mundo
Rússia garante retaliação após ataque ucraniano a depósitos de combustível. Negociações vão sofrer
O Kremlin declarou hoje que o alegado ataque realizado por helicópteros ucranianos contra um depósito de combustível em território russo pesaria nas negociações para encerrar a ofensiva russa na Ucrânia.
“Está claro que não podemos considerar isso como algo que criará as condições adequadas para a continuação das negociações”, disse Dmitri Peskov, porta-voz da Presidência russa, durante a sua conferência de imprensa diária.
Peskov acrescentou que o Presidente russo, Vladimir Putin, foi informado sobre o incidente e está a aguardar a avaliação dos militares sobre o caso, que ocorreu, segundo a versão russa, hoje ao amanhecer.
Kiev não comentou ainda este episódio.
O ataque – o primeiro deste tipo, se for confirmado que foi mesmo realizado pela Força Aérea ucraniana – ocorre quando a Rússia afirma repetidamente ter o controlo total do espaço aéreo na Ucrânia.
“O controlo aéreo durante a operação militar especial é um facto absoluto. Em relação ao incidente (em Belgorod), caberá às nossas forças armadas avaliá-lo”, declarou Peskov.
A Rússia acusou hoje a Ucrânia de ter bombardeado um depósito de combustível localizado nos arredores da cidade russa de Belgorod, próximo da fronteira russo-ucraniana, causando um grande incêndio.
“O incêndio no depósito de combustível ocorreu depois de um ataque aéreo de dois helicópteros das Forças Armadas ucranianas, que entraram em território russo em baixa altitude. Não há vítimas”, disse o governador de Belgorod, Viacheslav Gladkov.
Os serviços de emergência indicaram que o fogo se alastrou para oito tanques, cada um com capacidade de 2.000 metros cúbicos.
“Existe o risco de o fogo se continuar a espalhar”, disse uma fonte citada pela agência de notícias oficial russa TASS, especificando que o local do depósito de petróleo abriga um total de 27 tanques, 14 deles afetados pelo incêndio.
O Ministério para Situações de Emergência russo informou que cerca de 170 bombeiros e camiões estão envolvidos nas operações para apagar o incêndio.
Belgorod está localizada a cerca de 30 quilómetros da fronteira com a Ucrânia e a cerca de 70 quilómetros de Kharkiv, a cidade mais importante do leste da Ucrânia, que está cercada pelos russos.
-
Bragahá 1 semana
A “Área Metropolitana do Minho” já está a ser criada garante o presidente da Câmara Municipal de Braga Ricardo Rio
-
Paíshá 5 dias
Proteção Civil alerta população para possibilidade de inundações nas próximas horas
-
Desportohá 3 dias
FC Famalicão: Afonso Rodrigues segue por empréstimo para o Paços de Ferreira
-
Desportohá 1 dia
“Queremos dar um sorriso aos nossos adeptos”. Treinador do FC Famalicão garante equipa focada nos 3 pontos