Connect with us

Mundo

Guerra: Alemanha ativa plano de emergência na gestão do gás e pede redução do consumo à população

Published

on

Berlim declarou hoje a fase de alerta precoce do plano de emergência de gás como uma medida preventiva, apelou para que as empresas e famílias reduzam o consumo de energia, assegurando ao mesmo tempo que o fornecimento está garantido.

Falando à imprensa, o ministro da Economia e do Clima, Robert Habeck, sublinhou que a Alemanha se encontra numa situação em que “cada ‘quilowatt’ hora de energia poupada é uma contribuição” e afirmou que a fase de alerta precoce do plano de emergência de gás foi declarada devido a uma possível escalada e paragem do fornecimento de gás pela Rússia, assegurando ao mesmo tempo que o fornecimento está garantido.

Robert Habeck disse que a razão para declarar a fase de alerta precoce foi o anúncio da Rússia de que no futuro só aceitaria o pagamento do fornecimento de gás e petróleo em rublos, ou então suspenderia os fornecimentos.

“A fim de estar preparado para esta situação, declarei esta manhã a fase de alerta precoce do plano de emergência de gás”, a primeira de três fases possíveis, e que consiste na monitorização para a qual foi convocada uma equipa de crise para se reunir diariamente.

Habeck salientou que o fornecimento está garantido, que todos os acordos estão a ser cumpridos e que o gás e o petróleo estão a chegar à Alemanha.

Acrescentou que esta é uma decisão de precaução, mas que tudo deve ser feito para garantir a segurança do abastecimento, tanto agora como para o próximo inverno.

A fase de alerta precoce deve ser declarada “se houver indícios concretos, sérios e fiáveis de que pode ocorrer um evento que possa levar a uma deterioração significativa da situação de fornecimento de gás e que possa desencadear a fase de alarme ou de emergência”.

A fase de alerta precoce pode ser seguida pelo nível de alerta e o nível de emergência.

Habeck especificou que, neste momento, a responsabilidade pelo abastecimento cabe principalmente aos fornecedores de energia e que não existe nenhuma situação em que o Estado tenha de intervir no mercado e regular o fluxo de gás, o que só aconteceria quando o nível de emergência fosse atingido.

Por outro lado, salientou que a Alemanha conseguiu reduzir as importações de gás russo de 55% para 40% nas últimas semanas, principalmente graças à conclusão de novos acordos de gás natural liquefeito, ou seja, o esforço para se tornar independente da Rússia em termos energéticos.

Recordou que a Alemanha recebe gás natural liquefeito através de terminais na Bélgica, França e Holanda, que o fornecimento é constante e que os tanques estão atualmente 25% cheios.

“A questão decisiva é como estarão cheios os tanques no próximo Outono e no período que antecede o Inverno, e temos de nos preparar para isso”, sublinhou Habeck.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Advertisement Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicão1 hora ago

Jorge Paulo Oliveira leva criação das instâncias centrais no Tribunal de Famalicão ao Parlamento

O deputado famalicense do PSD, Jorge paulo Oliveira disse, este sábado, que o Governo “considera válidas as razões invocadas e...

Santo Tirso3 horas ago

Professores da Artave e do CCM dão concerto a 21 de novembro

Os professores do CCM e da escola de música Artave vão realizar o Concerto de Santa Cecília, no dia 21...

País3 horas ago

Incontinência: fraldas gratuitas a partir de 2025 para quem tenha carência económica

A partir do próximo ano, as fraldas, cuecas e pensos de incontinência urinária passam a ser gratuitos para quem tenha...

Famalicão6 horas ago

Famalicão: Mário Cesariny Encontros regressam em novembro com poesia, música e lançamento de livros

A Fundação Cupertino de Miranda (FCM) realiza, a 22 e 23 de novembro, a 18ª edição dos “Mário Cesariny Encontros”...

País7 horas ago

Perto de 8.000 professores vão receber acerto salarial em novembro pelo tempo de serviço

Cerca de 8.000 professores dos ensinos básico e secundário vão receber neste mês de novembro o acerto salarial pela recuperação...

Sociedade7 horas ago

Hóquei: Riba d’Ave HC ruma hoje a Lisboa para defrontar o Benfica

O Riba d’Ave Hóquei Clube (RAHC) regressa este sábado a Lisboa para defrontar o SL Benfica, em jogo a contar...

Famalicão8 horas ago

Famalicão: Conferência “Ambientar-se” debate alterações climáticas

A conferência “Ambientar-se” volta hoje, 16 de novembro, a Famalicão para debater as alterações climáticas. O encontro, com início às...

Famalicão9 horas ago

Riba d’Ave: corte de árvores no nó de ligação à VIM condiciona trânsito este sábado

A Junta de Freguesia de Riba d’Ave, em Famalicão, avisa que, no âmbito da manutenção da VIM, é necessário o...

País21 horas ago

Greve desta sexta-feira encerrou “muitas escolas” revela o Sindicato de Todos os Profissionais da Educação

Sem conseguir avançar números concretos da adesão à greve, o coordenador nacional do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação...

Famalicão22 horas ago

Famalicão: Associação Desportiva do Carril celebra 40 anos a 23 de novembro

A Associação Desportiva do Carril celebra, no dia 23 de novembro (sábado), o seu 40.º aniversário, num evento que pretende...

Arquivo

Mais Vistos