Siga-nos nas redes

Mundo

Guerra: “Era suposto conquistar o mundo”. Ginasta de 11 anos morre soterrada na Ucrânia

Publicado

em

Katya Dyachenko, de apenas 11 anos e considerada uma das grande promessas da ginástica rítmica ucraniana, morreu em Mariupol depois de um míssil russo atingir a habitação onde ela morava.

A invasão militar russa continua a fazer um número de vítimas sem precedentes e, em Mariupol, uma das cidades mais afetadas, Katya Dyachenko de apenas 11 anos, perdeu a vida sob os escombros da própria casa.

emissão em direto da famatv

A jovem ginasta, vista como uma das maiores promessas da ginástica rítmica depois de nomes como Anna Bessonova, a atleta com mais medalhas de sempre em Mundiais ou Ganna Rizatdinova, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, não resistiu depois de a casa onde morava ser atingida por um míssil russo.

A morte da jovem atleta foi confirmada por Anna Purtova, membro do Parlamento da Ucrânia e chefe da delegação permanente na Assembleia Parlamentar da Organização de Cooperação Económica do Mar Negro. “Esta é a nossa ginasta Katya Dyachenko. Ela tinha 11 anos. Morreu debaixo dos escombros da sua casa em Mariupol quando um projétil russo a atingiu durante o dia. Ela poderia ter tido um futuro brilhante à sua frente como jovem campeã ucraniana. Mas, num segundo, desapareceu”, escreveu nas redes sociais.

O pai de Dyachenko também não resistiu, enquanto a mãe e o irmão sobreviveram. “Uma das bombas atingiu a casa onde estava a Katya, a mãe, o pai e o irmão. A Katya e o pai levaram com um teto que caiu em cima deles e tiveram morte imediata, a mãe viu tudo.

A mãe e o irmão dela sobreviveram e foram levados para o último hospital que ainda existe em Mariupol. A Katya era uma ginasta que trabalhava muito, que foi a várias competições e que ganhava medalhas.

Tinha muito talento e um dia podia ter sido uma campeã olímpica. O clube onde treinava dizia isso, que era uma super ginasta e muito apaixonada pelo que fazia”, contou Lidia Vynogradna, que era oficial da Federação de Ginástica da Ucrânia.

Katya Dyachenko conquistou vários títulos a nível nacional nos respetivos escalões e também a treinadora, Anastasia Meshchanenkov, não escondeu a tristeza e a revolta pelo desaparecimento da jovem ucraniana.

“Era suposto conquistar o mundo, mas morreu enterrada em escombros. Ela deveria trazer sorrisos ao mundo. Que culpa têm as crianças?”, disse a técnica, citada pelo jornal “AS”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Segunda-feira com previsões de chuva e “máximas” de 19.º graus

Famalicão espera, esta segunda-feira, mais um dia com previsões de chuva, embora apenas entre as 13 e as 16:00, de...

Famalicãohá 7 horas

Trabalhos de limpeza condicionam trânsito no centro de Famalicão esta segunda-feira

Esta segunda-feira, dia 20 de maio, a circulação rodoviária será condicionada ao longo do dia no centro da cidade de...

Paíshá 7 horas

Clarão nos céus foi um “bólide” que percorreu 500 quilómetros sobre Portugal e caiu no mar

Iluminou o céu de Portugal e Espanha. Os astrónomos classificam cientificamente de “bólide” o que foi visto na última noite....

Desportohá 8 horas

Famalicense Ana Marinho vence Corrida da Mulher no Porto

A atleta famalicense Ana Marinho venceu a Corrida da Mulher, que aconteceu este domingo, 19 de maio, no Porto. A...

Famalicãohá 9 horas

ADFA celebra meio século em Famalicão a prestar apoio a mais de 350 associados

A Associação de Deficientes das Forças Armadas de Famalicão celebrou este domingo, 19 de maio, 50 anos.A nível nacional a...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Hino da Família ao vivo fecha a Semana da Família e da Interculturalidade

As comemorações da Semana da Família e da Interculturalidade de Vila Nova de Famalicão terminam este domingo e, durante o...

Famalicãohá 12 horas

Famalicense Inês Martins entre as 20 finalistas do concurso de mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia de Viana do Castelo

A jovem Inês Martins, membro do Grupo Infantil e Juvenil de Gavião, Vila Nova de Famalicão, participou no concurso de...

Desportohá 12 horas

Famalicão: GD Joane sagra-se campeão e está de regresso aos nacionais de futebol

O GD Joane é o campeão 2023/2024 da Pró Nacional da AF Braga. Para além do título de campeão, o...

Desportohá 13 horas

Já estão as inscrições abertas para o XIII Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado

Já se encontram abertas as inscrições para a 13.ª edição do Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova organizada...

Famalicãohá 13 horas

Clarão nos céus de Portugal será possível queda de meteorito. Proteção Civil admite novas buscas esta manhã

Um intenso clarão de luz irrompeu este sábado à noite por todo o país, pouco depois das 23h45, deixando todos...

Arquivo

Mais Vistos