Connect with us

Mundo

Para Boris Johnson Putin já ultrapassou a “linha vermelha”

Published

on

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, considerou esta quinta-feira, à chegada à cimeira de líderes da NATO, em Bruxelas, que o Presidente russo, Vladimir Putin, “já ultrapassou uma linha vermelha em termos de barbárie” na guerra que lançou na Ucrânia.

Numa curta declaração à chegada ao quartel-general da Aliança Atlântica, para a cimeira extraordinária de líderes da NATO, a primeira presencial desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, há precisamente um mês, Boris Johnson advogou um reforço das sanções contra “o regime de Putin”, considerando que essa é a melhor forma de pôr fim à agressão militar em curso.

“Vamos ver o que mais podemos fazer para ajudar o povo da Ucrânia a proteger-se, o que mais podemos fazer para reforçar as sanções económicas ao regime russo. Penso que é muito importante que trabalhemos juntos. Quanto mais duras forem as sanções dirigidas ao regime de Putin […] mais depressa isto pode chegar ao fim”, disse.

Durante a cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo da Organização do Tratado do Atlântico Norte, na qual Portugal está representado pelo primeiro-ministro, António Costa, os aliados deverão aprovar o aumento de forças “dissuasoras” no leste da Europa, designadamente através do “empenhamento de quatro novos grupos de combate” para a Bulgária, Hungria, Roménia e Eslováquia, anunciou na quarta-feira o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg.

Os líderes dos 30 países membros da aliança deverão também concordar em fornecer apoio adicional aos ucranianos, designadamente “assistência cibernética de segurança” e “equipamento para ajudar a Ucrânia a proteger-se contra ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares”.

Em cima da mesa estarão também temas como a postura a adotar face à China e à Bielorrússia e a necessidade de os diferentes aliados reforçarem o investimento em Defesa.

Esta quinta-feira de manhã, à chegada ao quartel-general da NATO, Stoltenberg disse esperar que os aliados concordem em acelerar os investimentos em defesa, no atual contexto do regresso da guerra à Europa, “a mais grave crise de segurança numa geração”.

“Constato um novo sentido de urgência entre os aliados. Todos percebem que é preciso fazer mais. Enfrentamos a mais grave crise de segurança numa geração, pelo que temos de investir mais na nossa segurança. E os aliados compreendem que a única forma de o fazer é destinar mais dinheiro para os orçamentos nacionais de defesa”, afirmou.

A cimeira da NATO será seguida de uma cimeira de líderes do G7, o grupo dos sete países mais industrializados do mundo, também no quartel-general da Aliança, e a partir de meio da tarde terá início um Conselho Europeu, igualmente dominado pela guerra na Ucrânia, e que terá o Presidente norte-americano, Joe Biden, como convidado.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deverá participar por videoconferências quer na cimeira da NATO, quer no Conselho Europeu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Advertisement Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicão2 horas ago

Famalicão: Mário Cesariny Encontros regressam em novembro com poesia, música e lançamento de livros

A Fundação Cupertino de Miranda (FCM) realiza, a 22 e 23 de novembro, a 18ª edição dos “Mário Cesariny Encontros”...

País3 horas ago

Perto de 8.000 professores vão receber acerto salarial em novembro pelo tempo de serviço

Cerca de 8.000 professores dos ensinos básico e secundário vão receber neste mês de novembro o acerto salarial pela recuperação...

Sociedade4 horas ago

Hóquei: Riba d’Ave HC ruma hoje a Lisboa para defrontar o Benfica

O Riba d’Ave Hóquei Clube (RAHC) regressa este sábado a Lisboa para defrontar o SL Benfica, em jogo a contar...

Famalicão4 horas ago

Famalicão: Conferência “Ambientar-se” debate alterações climáticas

A conferência “Ambientar-se” volta hoje, 16 de novembro, a Famalicão para debater as alterações climáticas. O encontro, com início às...

Famalicão5 horas ago

Riba d’Ave: corte de árvores no nó de ligação à VIM condiciona trânsito este sábado

A Junta de Freguesia de Riba d’Ave, em Famalicão, avisa que, no âmbito da manutenção da VIM, é necessário o...

País17 horas ago

Greve desta sexta-feira encerrou “muitas escolas” revela o Sindicato de Todos os Profissionais da Educação

Sem conseguir avançar números concretos da adesão à greve, o coordenador nacional do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação...

Famalicão19 horas ago

Famalicão: Associação Desportiva do Carril celebra 40 anos a 23 de novembro

A Associação Desportiva do Carril celebra, no dia 23 de novembro (sábado), o seu 40.º aniversário, num evento que pretende...

Famalicão19 horas ago

Famalicão: Sol, céus limpos e “máximas” de 24.º graus este domingo

Famalicão espera, este fim de semana, um domingo de sol, com céus limpos e temperaturas relativamente altas, de acordo com...

Famalicão20 horas ago

Famalicão: Atropelamento na Avenida Narciso Ferreira faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência de um atropelamento rodoviário, na Avenida Narciso Ferreira, em Famalicão....

País21 horas ago

Faleceu Celeste Caeiro a mulher que transformou o cravo no símbolo do 25 de Abril de 1974

A mulher que transformou o cravo no símbolo do 25 de Abril de 1974, Celeste Caeiro, morreu hoje aos 92...

Arquivo

Mais Vistos