O jornalista José Milhazes, disse, esta segunda-feira, à SIC Notícias que os governantes portugueses deveriam preparar o povo para tempos difíceis, provocados pela guerra na Ucrânia, sublinhando que estará perto o racionamento de combustíveis e até a falta de produtos alimentares:
“Vamos ter grandes dificuldades, vamos passar por coisas que só as gerações antigas [passaram]. Agora, a maioria dos portugueses não tem ideia do que isso é, ir para uma fila para receber meio quilo de pão”.
De acordo com o mesmo, cabe na estratégia de Putin fazer com o que o nível de vida europeu caia, para que a insatisfação entre as populações seja maior.
Sobre a guerra, o jornalista não tem dúvida que esta vai continuar, tal como está, até que Putin conquiste a Ucrânia ou seja, por outros meios obrigado a abandonar esta invasão, já que “se este isolamento da Rússia for levado às últimas consequências, em termos económicos, não se vê a forma como Putin pode recuar”.
Perante este cenário, o mesmo aponta que os portugueses têm que “mudar os modos de vida, porque vamos sofrer. Nós vamos ter problemas com combustíveis, vamos ter racionamento de combustíveis; ate racionamento de bens alimentares”.