Mundo
Activista francês ocupa casa da filha de Putin em Biarritz e diz que já está pronta para receber refugiados
Enquanto Vladimir Putin continua a sua investida sem sentido na Ucrânia, os seus oponentes continuam a lascar as fortunas que ele, a sua família e os seus amigos acumularam.
Os activistas ficaram inquietos à espera que as autoridades apreendessem alguns dos seus bens e tomaram o assunto nas suas próprias mãos em Londres e no sul de França.
French activist Pierre Afner entered the villa of Putin's daughter Alta Mira in Biarritz changed the locks, and declared the villa was ready to accept Ukrainian refugees.
— Amichai Stein (@AmichaiStein1) March 13, 2022
The villa has eight bedrooms and three bathrooms pic.twitter.com/OWCqghHtdx
Pierre Afner, que documenta há anos as riquezas russas no enclave de Biarritz, foi preso na segunda-feira por invadir a luxuosa villa de Alta Mira, pertencente à filha de Putin, Katerina Tikhonova. Ali encontrou documentos incluindo cópias de passaportes russos pertencentes a Tikhonova e ao seu rico ex-marido Kirill Shamalov, filho de Nikolai Shamalov, um dos mais antigos e queridos amigos de Putin – ambos sancionados pelos Estados Unidos desde 2018.
Afner encontrou também uma vasta gama de decorações bizarras, incluindo falsos pássaros canoros numa gaiola dourada e arte rara, para além de livros em russo. Ele colocou o tesouro na sua página do Facebook apenas horas antes da polícia o ter levado sob custódia na segunda-feira de manhã.
Um pequeno grupo de ocupantes invadiu também uma mansão de seis andares em Londres pertencente à família de Oleg Deripaska na segunda-feira e penduraram uma bandeira e faixas ucranianas declarando: “A propriedade foi libertada” e “Putin vai-te foder”.
Five squatters (two inside) have taken over a large house on Belgrave Square, they say belongs to a Russian oligarch.
— Theo Usherwood (@theousherwood) March 14, 2022
The three on the balcony say they plan to open it up to Ukrainian refugees but given the large police presence outside, this obviously isn’t going to happen. pic.twitter.com/jYnbnadFEc
A propriedade, que se diz valer cerca de 65 milhões de dólares, está localizada em Belgrave Square, uma das moradas mais luxuosas do centro de Londres. A Deripaska foi sancionada pelo governo britânico na semana passada por laços com Putin.
Os manifestantes que ocuparam a propriedade disseram ser de um grupo chamado No Fixed Abode Anti-Fascists e disseram que queriam abrir a propriedade opulenta a pessoas que fugiam da guerra na Ucrânia.
-
Sociedadehá 1 semana
Cantata de Natal: Uma tradição que aquece o coração da cidade
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Homem detido por conduzir com carta de condução apreendida
-
Regiãohá 4 dias
Trofa celebra as Grandiosas Festas em Honra de S. Gonçalo entre 17 e 20 de janeiro
-
Famalicãohá 24 horas
Famalicão: Procissão em honra de Santa Luzia de Requião realiza-se esta quinta-feira