Vladimir Putin sofre de uma perturbação cerebral causada por demência, doença de Parkinson ou “raiva” resultante do tratamento com esteroides para o cancro, fontes de informação têm afirmado.
Citando fontes próximas do Kremlin, figuras superiores da aliança de inteligência Five Eyes – incluindo Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos – acreditam que existe uma explicação fisiológica para a decisão globalmente reprovada do presidente russo de invadir a Ucrânia.
A comunidade dos serviços secretos está a partilhar um número crescente de relatórios sobre o “comportamento cada vez mais errático” de Putin, de 69 anos de idade, combinado com um aparecimento inchado em filmagens recentes – e a distância absurda que ele insiste em manter dos visitantes do Kremlin.
“Houve uma mudança identificável nas suas decisões ao longo dos últimos cinco anos, mais ou menos. Aqueles que o rodeiam notam uma mudança marcante na lucidez e clareza no que ele diz e como ele percebe o mundo à sua volta’.
A fonte disse que esta incapacidade de pensar claramente estava a ser agravada pela falta de um ‘ciclo de feedback negativo’, com o líder russo ‘simplesmente a não ser informado’ sobre alguns fracassos com a sua invasão.