Siga-nos nas redes

Mundo

Alerta de Saúde: Casos de sarampo aumentaram 10 vezes em 2024 em toda a Europa

Publicado

em

A diminuição da vacinação levou a um aumento de quase dez vezes no número de casos de sarampo na Europa em 2024, alertou hoje o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).

O alerta surge na sequência de 32.265 pessoas terem sido diagnosticadas com sarampo em 2024 na União Europeia e no Espaço Económico Europeu (UE/EEE), um aumento significativo face às 3.973 do ano anterior.

“A Europa continua a sofrer surtos recorrentes de sarampo, apesar de uma vacina altamente segura, eficaz e acessível estar incluída em todos os programas nacionais de imunização da UE/EEE”, salientou o centro europeu em comunicado.

Este “aumento acentuado” das infeções é motivado por uma taxa de adesão à vacinação “consistentemente abaixo do ideal”, salientou ainda a agência da União Europeia, avançando que quase 90% das pessoas diagnosticadas com sarampo em 2024 não estavam vacinadas contra a doença.

Segundo o ECDC, as crianças com menos de um ano, que ainda não são elegíveis para serem vacinadas, “estão a pagar o preço mais elevado”, tendo em conta que o crescimento de grupos populacionais desprotegidos continua a contribuir para a propagação do vírus.

Depois de considerar essencial que pelo menos 95% da população elegível esteja totalmente vacinada, o centro europeu de controlo de doenças recordou que a atividade do sarampo tende a atingir o seu pico no inverno e na primavera.

“Com o aproximar das férias da Páscoa, o que aumenta as viagens internacionais, são necessárias ações urgentes para evitar um número semelhante de infeções em 2025”, alertou ainda o ECDC, reiterando que quem não foi vacinado tome as doses de reforços.

Os dados provisórios de 2023 indicam que apenas quatro países europeus – Portugal, Hungria, Malta e Eslováquia – alcançaram a meta de cobertura para as duas doses da vacina.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que se propaga entre pessoas com facilidade e que pode ter consequências graves, incluindo cegueira, surdez e danos no sistema imunitário.

Trata-se de uma infeção provocada por um vírus, caracterizada por sintomas recorrentes de febre, tosse, conjuntivite, corrimento nasal e manchas vermelhas na pele.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 11 minutos

Páscoa: Hotéis com taxa de ocupação superior a 70%. Preço médio por estadia supera os 160 euros

 O setor da hotelaria tem boas expectativas para o fim de semana da Páscoa, antecipando uma ocupação de 73% e...

Desportohá 1 hora

FC Famalicão em boa forma e com “ambição” suficiente para vencer o FC Porto, garante Simon Elisor

Com a aproximação de uma das partidas mais decisivas desta segunda metade da Primeira Liga, o FC Famalicão assume-se como...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: “Máximas” sobem esta quinta-feira mas previsões de chuva mantêm-se

Famalicão espera, esta quinta-feira, mais um dia com previsão de chuvas leves, que se devem manter ao longo da maior...

Barceloshá 3 horas

Barcelos investe 11,4 milhões na requalificação das estradas do concelho

A Câmara de Barcelos vai investir 11,4 milhões de euros num programa de requalificação de estradas municipais, que abrangerá uma...

Paíshá 3 horas

Investigadores portugueses cada vez mais próximos de nova “chave” para imunoterapia contra o cancro colorretal

Investigadores portugueses descobriram que um tipo de glóbulos brancos que conseguem identificar e matar células tumorais pode ser a chave...

Paíshá 4 horas

Partido Socialista de luto após falecimento de João Cravinho

Morreu, esta quarta-feira, João Cravinho, histórico militante do Partido Socialista português. Tinha 88 anos. De acordo com declarações da família,...

Paíshá 5 horas

Mais de 400 pessoas perderam a vida nas estradas portuguesas em apenas 10 meses

Nos primeiros dez meses de 2024, morreram nas estradas portuguesas 405 pessoas no local do acidente ou a caminho do...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Caminhada do Dia da Mãe de Vermoim realiza-se a 03 de maio

Realiza-se, no dia 03 de maio (sábado), a Caminhada do Dia da Mãe de Vermoim. Aqui, os participantes terão pela...

Barceloshá 7 horas

Feira da Isabelinha de Viatodos regressa para mais uma edição a partir desta sexta-feira

Arrancam, esta sexta-feira, as celebrações da Feira da Isabelinha, na freguesia de Viatodos, em Barcelos. Assim, para os dias entre...

Guimarãeshá 8 horas

Guimarães: Suspeito de furto em estabelecimento comercial detido pela GNR

A Guarda Nacional Republicana procedeu à detenção de um homem de 47, na última sexta-feira, por furto em estabelecimento comercial,...

Arquivo

Mais Vistos