Siga-nos nas redes

Mundo

Escolas portuguesas preparam-se para receber alunos refugiados da Ucrânia

Publicado

em

A guerra na Ucrânia começou há 13 dias e já começaram a chegar refugiados a Portugal. O Ministério da Educação garantiu que terão um lugar nas escolas portuguesas, com todos os direitos “que a lei atribui aos menores em situação regular”.

“As crianças e jovens provenientes da Ucrânia serão integrados no sistema de Educação, tão rápido quanto possível”, afirma o gabinete do Ministério da Educação (ME), acrescentando que os moldes desta integração estão a ser delineados a nível nacional.

Para agilizar a integração de crianças e jovens beneficiários ou requerentes de proteção internacional, foram definidas medidas extraordinárias para o seu acolhimento nas escolas, estando deste já assegurado o acesso ao apoio social escolar, avança o ME.

Haverá “processos simplificados” para conceder equivalências de habilitações estrangeiras e para colocar os alunos num determinado ano de escolaridade e oferta educativa sejam processos simplificados.

Estes alunos deverão começar, numa fase inicial, por frequentar apenas as disciplinas que “a escola considere adequadas”, num modelo de “integração progressiva no sistema educativo”, explica o ME.

Além disso, as escolas irão assegurar a estes alunos um reforço de aulas para aprender a língua portuguesa, essencial para que possam apreender as restantes disciplinas e para que se possam sentir mais integrados.

“De acordo com os recursos existentes”, serão constituídas equipas multidisciplinares com a missão de propor e desenvolver estratégias adequadas à situação das crianças e jovens ucranianos.

Já fora do contexto escolar prevê-se o “acompanhamento por equipa multidisciplinar no centro de acolhimento, constituída por docentes/técnicos especializados, psicólogos, assistentes sociais, intérpretes, monitores, entre outros”, acrescenta.

A operacionalização destas ações é acompanhada por um grupo de trabalho constituído por diversos organismos do Ministério da Educação e por outras entidades, como o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

A Lusa questionou também o gabinete do Ministério do Ensino Superior e Ciência que disse o processo de acolhimento de estudantes ucranianos pelas instituições de ensino superior nacionais está a ser coordenado pela Agência Erasmus+.

Foi “lançado um grupo de trabalho com o Presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), o Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e o Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), assim como com a Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado (APESP)”, que conta ainda com a colaboração da Plataforma Global para os Estudantes Sírios.

O MCTES avança ainda que foi efetuado um levantamento preliminar da disponibilidade das instituições para “a frequência de ciclos de estudo, assim como para cursos (prévios) de língua portuguesa e, sobretudo, o apoio para o alojamento de potenciais futuros estudantes em eventual articulação com municípios”.

A Agência Erasmus+, através do grupo de trabalho, está ainda a “dinamizar a colaboração com as instituições de ensino superior ucranianas com as quais as instituições nacionais têm parcerias em curso, assim como com as associações de cidadãos ucranianos a residir em Portugal”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 46 minutos

Banda de Famalicão apresenta Concerto de Páscoa na Igreja Matriz Nova

A Banda de Famalicão lança o convite para o seu concerto de Páscoa, um evento que irá decorrer na Igreja...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão espera quarta-feira de calor. “Máximas” sobem até aos 30 graus

Famalicão espera, esta quarta-feira, mais um dia de sol, embora com céus parcialmente nublados, de acordo com as previsões do...

Desportohá 2 horas

Federação Portuguesa de Futebol decreta minuto de silêncio em homenagem a Aurélio Pereira

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou um minuto de silêncio nos jogos sob a sua tutela entre quarta-feira e...

Póvoa de Varzimhá 3 horas

Póvoa de Varzim: Duas jovens resgatadas do mar na Praia da Lagoa

Duas jovens foram resgatadas, na tarde desta terça-feira, no mar da Póvoa de Varzim, na Praia da Lagoa, local para...

Paíshá 3 horas

Centro: Pelo menos 39 pessoas feridas após acidente de autocarro

Pelo menos 39 pessoas ficaram feridas, na tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão entre um autocarro de passageiros...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Centro de Saúde vai funcionar em instalações provisórias a partir de quinta-feira

As obras de requalificação do Centro de Saúde de Famalicão vão começar e as três Unidades de Saúde Familiar (USF)...

Desportohá 4 horas

Sub-23: FC Famalicão x Sporting termina com empate

A formação sub-23 do FC Famalicão disputou, no início da tarde desta terça-feira, 11.ª jornada da Fase de Apuramento de...

Paíshá 5 horas

PSP do Porto apreende mais de 600 peças contrafeitas e faz quatro detenções

A 1.ª Divisão da Polícia de Segurança Pública do Porto procedeu á detenção de quatro homens com idades compreendidas entre...

Regiãohá 5 horas

Tirsense x Benfica: “Chegamos aqui por mérito próprio” diz Emanuel Simões

O treinador do Tirsense, Emanuel Simões, afirmou hoje que a sua equipa vai tentar “dignificar” a inédita presença nas meias-finais...

Bragahá 6 horas

Braga: Veículo consumido por incêndio enquanto circulava na A3 em Priscos

Uma viatura ligeira foi completamente consumida por um incêndio, ao início da tarde desta terça-feira, enquanto circulava na A3, na...

Arquivo

Mais Vistos