A invasão russa da Ucrânia levou à crise de refugiados de crescimento mais rápido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, com 1,5 milhões de refugiados a atravessar para outros países vizinhos em 10 dias, segundo um ‘tweet’ do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
As redes sociais estão repletas de fotografias e vídeos de pessoas que fogem da guerra com quaisquer pequenos pertences que possam levar consigo. No meio de toda a escuridão e desespero, há alguns atos de bondade que restauram a sua fé na humanidade. Como este vídeo de um campo de refugiados na Roménia, que se reuniu para celebrar o 7º aniversário de uma rapariga ucraniana.
O vídeo publicado pelo Good News Movement, há um dia, atravessou mais de dois milhões de vistas até agora. Mostra a rapariga chamada Arina a usar um chapéu de aniversário. Ela está a sorrir ao ser presenteada com um ursinho de peluche. Voluntários e pessoal dos serviços de emergência reunidos em torno dela cantam o seu feliz aniversário, enquanto tendas azuis improvisadas são vistas alinhadas no campo de refugiados.
“Humanidade… um campo de refugiados na Roménia reúne-se para uma rapariga ucraniana no seu 7º aniversário… vamos desejar a Arina um feliz aniversário abaixo. Obrigado aos ajudantes”, diz a legenda do vídeo.