Siga-nos nas redes

Mundo

Ucrânia: Conflito é “pesada derrota para a Humanidade” – bispo das Forças Armadas

Publicado

em

O bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança considerou hoje “uma pesada derrota para a Humanidade” o atual conflito na Ucrânia, que mostra “o lado mais tenebroso da realidade, como a morte, o sofrimento de inocentes e a miséria”.

Na sua mensagem para a Quaresma, que hoje se inicia, Rui Valério escreve que a humanidade, “mais uma vez, encontra-se numa encruzilhada”, pelo que a Quaresma será vivida, “nas Forças Armadas e nas Forças de Segurança, ao ritmo dos desenvolvimentos da Paz, das suas vicissitudes, dos seus avanços e recuos, das suas vitórias e atropelos”.

Tal como sucedeu com a pandemia de covid-19, “também agora, nesta crise civilizacional despoletada pela invasão da Ucrânia por parte da Rússia, verifica-se a emergência das Forças Armadas e das Forças de Segurança como fatores decisivos na defesa das pessoas e na salvaguarda das suas vidas, ao mesmo tempo que geram horizontes de esperança porque se empenham a construir uma civilização assente em valores e regida pelo Direito”, escreve o bispo católico.

Rui Valério aproveita a sua mensagem hoje divulgada, para defender que, “a par de uma intensa preparação militar e estratégica, que já acontece, é também necessária uma preparação de cariz humano e espiritual, ao nível da interioridade de cada um”.

“A formação ‘do soldado’ deve andar sempre acompanhada da formação ‘da pessoa’ enquanto ser espiritual que tem, na abertura à transcendência, a sua ponta de diamante, conjuntamente com a ética e o humanismo”, sublinha.

O responsável pelo Ordinariato Castrense, lembra, por outro lado, que “a Quaresma possui o fascínio, a exigência e a urgência que caracterizam os Aprontamentos, esses períodos que antecedem e preparam as grandes Operações”.

“O fascínio reside no processo de crescimento que se opera, enquanto aperfeiçoa a pessoa, a faz progredir com novas aprendizagens, tornando-a mais forte e mais habilitada na arte da estratégia de combate ao inimigo. E o inimigo é tudo o que diminui o ser humano e o escraviza – como o pecado, o mal, os vícios, as detrações da vida”, escreve no texto dirigido à diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

Segundo Rui Valério, “para as Forças Armadas e Forças de Segurança, a Quaresma tem, pois, tudo para ser um ‘tempo de Aprontamento’, na medida em que oferece a cada Militar, a cada Polícia, a cada Militarizado, a cada civil, a possibilidade de progredir na santidade, na cultura da dignidade, na vida da Graça e no humanismo cristão”.

O apelo à oração, à prática do jejum e ao acolhimento e hospitalidade é também contemplado na mensagem, na qual é anunciada a recolha de alimentos nas unidades militais para envio ao “povo mártir da Ucrânia”, enquanto a renúncia quaresmal na diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança reverterá, “por compromisso assumido já precedentemente e dificultado pela pandemia, para a construção de escolas em Bangui, na República Centro Africana”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 35 minutos

Sub-23 do FC Famalicão vencem Estoril Praia por 0-1

Esta terça-feira assinalou mais um dia de competição para a formação sub-23 do FC Famalicão, que disputou a 13.ª jornada...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Céus limpos e subida das temperaturas máximas são as previsões para esta quarta-feira

Famalicão espera, esta quarta-feira, um dia de sol e céus limpos, de acordo com as previsões do Instituto Português do...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão desenvolve o Plano de Ação para a Cultura que irá vigorar até 2030

A Câmara Municipal de Famalicão desenvolve o seu “Plano de Ação para a Cultura”, projeto que irá vigorar até 2030,...

Desportohá 3 horas

“Histórico adormecido” Tirsense preparado para “mostrar qualidade” no maior estádio de Portugal

O treinador do Tirsense, Emanuel Simões, disse hoje que a equipa vai encarar a segunda mão das meias-finais da Taça...

Paíshá 4 horas

Luto pela morte do Papa deverá coincidir com celebrações do 25 de abril diz Marcelo

O Presidente da República anunciou hoje que o luto nacional de três dias pela morte do Papa Francisco, em princípio,...

Paíshá 5 horas

Matrículas para crianças do pré-escolar e 1.º ano abertas a partir de hoje

As matrículas das crianças que em setembro vão para o pré-escolar ou para o 1.º ano de escolaridade começam hoje...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Homem de 79 anos ferido após atropelamento de autocarro em Joane

Um homem de 79 anos ficou ferido, na manhã desta terça-feira, após ter sido atropelado por um autocarro, na Rua...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Mercado do Livro está de regresso à Praça D. Maria II esta quarta-feira

Está de regresso à Praça D. Maria II, em Famalicão, o Mercado do Livro que contará, nesta edição de 2025,...

Regiãohá 6 horas

Vila do Conde: Homem detido após mostrar nervosismo em “operação Stop”. Tinha consigo mais de 1.700 doses de haxixe

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Posto Territorial de Vila do Conde, procedeu à detenção...

Paíshá 7 horas

GNR registou quase 700 feridos nesta Operação Páscoa. 50 destes ficaram em estado grave

A GNR registou mais um morto nas últimas 24 horas nas estradas portuguesas, aumentando para cinco o número de vítimas...

Arquivo

Mais Vistos