Connect with us

Mundo

Soldados russos choram, disparam uns contra os outros e destroem os próprios taques para parar a guerra

Published

on

Alguns soldados russos que lutam na guerra na Ucrânia estão em desordem depois de terem sido solicitados a “disparar contra todos”, informou o New York Times, citando um funcionário do Pentágono. O jornal disse ainda que estes soldados estão a sabotar os seus próprios veículos para evitar combates.

Um funcionário do Pentágono disse ao New York Times que um número significativo de soldados russos são jovens, mal treinados e não preparados para uma guerra em grande escala. Eles também estão a sofrer com a moral em baixo e a escassez de recursos, incluindo alimentos e combustível, disse ainda o mesmo.

Estes soldados abriram buracos deliberadamente nos seus veículos, apenas para evitar o combate, disse o relatório do NYT.

A avaliação é presumivelmente baseada nas declarações dadas por soldados russos capturados e é a razão pela qual o cordão de vários quilómetros de tanques e veículos blindados perto de Kiev esteve perto de se desmantelar nos últimos dias, acrescentou o relatório.

Mas, o funcionário do Pentágono citado pelo NYT, disse que os comandantes russos que lideram a coluna blindada podem estar a repensar os seus planos de batalha para avançar, cercar e capturar a capital ucraniana.

Uma agência de inteligência britânica divulgou mensagens de rádio interceptadas, que confirmam as alegações feitas no relatório do New York Times.

As gravações de voz, veiculadas pelo Daily Mail, revelam que as tropas russas estão a recusar obedecer às suas ordens de comando para bombardear cidades ucranianas.

A empresa de inteligência ShadowBreak divulgou 24 horas de gravações de voz desde que a invasão da guerra na Ucrânia começou no Twitter e disse que “exibe uma perturbadora falta de coordenação entre as unidades, às vezes até disparam umas contra as outras”.

Uma dessas mensagens revela uma troca tensa entre um soldado russo e seu colega no centro de comando, em que o primeiro se recusa a usar artilharia numa certa área até que os civis tenham saído.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Advertisement Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

País33 minutos ago

Greve desta sexta-feira encerrou “muitas escolas” revela o Sindicato de Todos os Profissionais da Educação

Sem conseguir avançar números concretos da adesão à greve, o coordenador nacional do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação...

Famalicão2 horas ago

Famalicão: Associação Desportiva do Carril celebra 40 anos a 23 de novembro

A Associação Desportiva do Carril celebra, no dia 23 de novembro (sábado), o seu 40.º aniversário, num evento que pretende...

Famalicão3 horas ago

Famalicão: Sol, céus limpos e “máximas” de 24.º graus este domingo

Famalicão espera, este fim de semana, um domingo de sol, com céus limpos e temperaturas relativamente altas, de acordo com...

Famalicão4 horas ago

Famalicão: Atropelamento na Avenida Narciso Ferreira faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência de um atropelamento rodoviário, na Avenida Narciso Ferreira, em Famalicão....

País5 horas ago

Faleceu Celeste Caeiro a mulher que transformou o cravo no símbolo do 25 de Abril de 1974

A mulher que transformou o cravo no símbolo do 25 de Abril de 1974, Celeste Caeiro, morreu hoje aos 92...

Economia5 horas ago

Famalicão é um dos 10 municípios com maior eficiência financeira de Portugal

Famalicão figura na lista dos 10 municípios de grande dimensão mais eficientes do país, conjunto que integra ocupando a 8.ª...

Desporto6 horas ago

Formações jovens do FC Famalicão disputam dois jogos neste fim de semana

As equipas da formação jovem do FC Famalicão disputam dois jogos, este fim de semana, um destes fora de portas...

Famalicão7 horas ago

Lés a Lés no novo Auditório de Delães

No Lés a Lés desta semana, a Fama Rádio e Televisão de Famalicão visitou o novo Auditório de Delães.Com capacidade...

Economia7 horas ago

Desemprego jovem em Portugal “é um problema grave” que surpreende os dirigentes europeus

O secretário de Estado do Trabalho disse hoje que a taxa de desemprego jovem em Portugal “é um problema grave”,...

Famalicão8 horas ago

Famalicão: Faleceu o padre Agostinho Saldanha natural de Oliveira Santa Maria

Faleceu, esta quinta-feira, aos 80 anos, Agostinho Saldanha de Oliveira padre natural da freguesia de Oliveira Santa Maria, em Famalicão....

Arquivo

Mais Vistos