Forças russas dispararam contra uma torre de TV de Kiev e o principal memorial do Holocausto da Ucrânia, entre outros locais civis visados esta terça-feira, disseram autoridades ucranianas.
O Serviço de Estado para Situações de Emergência da Ucrânia disse que os ataques à torre de TV mataram cinco pessoas e deixaram mais cinco feridas.
O parlamento ucraniano, o Verkhovna Rada, publicou uma foto com nuvens de fumo ao redor da torre de televisão, que fica a alguns quilómetros do centro de Kiev e a uma curta distância de vários prédios de apartamentos. O presidente de Kiev, Vitali Klitschko, disse que uma subestação elétrica que alimenta a torre e uma sala na torre foram danificadas pelo impacto.
O chefe do gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, Andriy Yermak, disse no Facebook que um “poderoso ataque com mísseis no território onde está localizado o complexo memorial (Babi) Yar” está em andamento.
Babi Yar, uma ravina em Kiev, é onde cerca de 34.000 judeus foram mortos em 48 horas em 1941, quando a cidade estava sob ocupação nazi O assassinato foi realizado por tropas da SS junto com colaboradores locais.
Com isto, Volodymyr Zelenskyy afirma que os russoss “têm ordens para apagar a nossa História, o nosso país, para nos apagar a todos, explicou.