Site icon Fama Rádio e Televisão

O fim da covid-19: OMS admite fim da pandemia com a variante Ómicron

ANKARA, TURKEY - JULY 9: Turkey's Health Minister Fahrettin Koca and World Health Organization (WHO) Regional Director for Europe Hans Henri Kluge hold a joint press conference following the Science Board Meeting on coronavirus (COVID-19), on July 9, 2020 in Ankara, Turkey. (Photo by Aytug Can Sencar/Anadolu Agency via Getty Images)

A variante Ómicron levou a pandemia de Covid-19 para uma fase diferente e pode encerrá-la na Europa, disse o diretor da OMS, no domingo.

“É plausível que a Europa esteja a caminhar para uma espécie de final de pandemia”, disse Hans Kluge à AFP em entrevista, acrescentando que o Ómicron pode infetar 60% dos europeus até março.

“Haverá por algumas semanas e meses uma imunidade global, seja graças à vacina ou porque as pessoas têm imunidade devido à infeção, e também diminuindo a sazonalidade”.

“Antecipamos que haverá um período de silêncio antes que o Covid-19 possa voltar no final do ano, mas não necessariamente a uma pandemia”, disse Kluge.

Uma das “autoridades” no estudo da covid-19 nos EUA, Anthony Fauci, expressou otimismo semelhante este domingo, quando disse ao programa de entrevistas da ABC News “This Week” que, com o número de casos de Covid-19 a reduzir “bastante acentuadamente” em partes dos Estados Unidos, “as coisas parecem boas”.

Embora advertindo contra o excesso de confiança, Fauci disse que, se a recente queda no número de casos em áreas como o nordeste dos EUA continuar, “acredito que vamos começa a ver uma reviravolta em todo o país”.

O escritório regional da OMS para a África também disse na semana passada que os casos de Covid caíram nessa região e as mortes estão a diminuir pela primeira vez desde que a quarta onda do vírus, dominada pela Ómicron, atingiu seu pico.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version