Mundo
Português detido na Austrália após engolir 1,6 kg de cocaína
Um cidadão português foi detido no Aeroporto de Sidney, na Austrália, após ter tentado entrar no país com cerca de 1,6 quilogramas de cocaína escondida no corpo. A descoberta foi feita após uma inspeção na alfândega.
Segundo revelou a Australian Border Force [ABF], num comunicado divulgado esta sexta-feira, os agentes “examinaram a bagagem do homem, após este ter voado de França para Sidney a 1 de janeiro de 2023, via Hong Kong”.
A inspeção à bagagem e ao suspeito confirmou a suspeita de “presença de cocaína” e o homem foi encaminhado para “realizar um novo exame”. O português foi então transportado para um hospital para realizar um TAC, que “alegadamente identificou a presença de pacotes [de cocaína] no seu estômago”.
No total, o homem consumiu 100 pacotes, cada um com cerca de 16 gramas. “Suspeita-se que cada pacote contém cocaína, sendo o peso bruto total estimado de 1,6 kg”, acrescentou a autoridade australiana.
No comunicado, a detetive Carly Smith frisou que “qualquer pessoa que contrabandeia drogas internamente não só arrisca uma pena de prisão substancial como também está a correr graves riscos para a sua saúde e bem-estar”. “Arriscam as suas próprias vidas e causam danos na comunidade ao proporcionar o acesso a substâncias ilícitas”, acrescentou.
O português foi acusado de tráfico de droga e enfrenta uma pena máxima de 25 anos de prisão.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
O Famalicense Paulo Cunha foi reeleito presidente da Distrital de Braga do PSD
-
Famalicãohá 6 dias
Passeios de ‘trishaw’ assinalam “Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer” em Famalicão
-
Desportohá 4 dias
Famalicão: Câmara adjudica construção da pista de atletismo por 6,2 milhões de euros
-
Paíshá 2 dias
Pais procuram desesperadamente a Carolina que desapareceu em Gaia