A perda de olfato e paladar é um dos sintomas de infeção por Covid-19 mais comuns e, mesmo após a pessoa estar livre da doença, estes sintomas podem persistir. Mas até quando?
De acordo com um estudo levado a cabo por Johannes Frasnelli, da Universidade do Quebec em Trois-Rivieres, no Canadá, a nulidade de olfato e paladar pode durar até cinco meses.
No mesmo estudo, foram observados 813 trabalhadores sanitários que testaram positivo à covid-19, cada um completou um questionário e realizou depois uma prova caseira para avaliar o seu sentido de paladar e de olfato normalmente cinco meses depois do diagnóstico.
Um total de 580 pessoas perderam o sentido do olfato durante a doença inicialmente, de este grupo, 297 participantes (51%) disseram que ainda não tinham recuperado o sentido do olfato cinco meses depois.
Já 527 participantes perderam o sentido do paladar no início da doença e, deste grupo, 200 pessoas (38%) asseguraram que ainda não tinham recuperado o sentido do gosto cinco meses depois.