Em Famalicão, a partir do dia 1 de janeiro, os transportes rodoviários públicos ficarão mais acessíveis. O bilhete simples para viagem única terá uma redução de 6,52% nos autocarros das linhas municipais para deslocações de 5 quilómetros ou mais, foi aprovado na última reunião do executivo municipal em 21 de dezembro.
Os passes mensais, como o Passe Sénior, e o bilhete do “Voltas” – que conecta os serviços públicos de Famalicão numa rota urbana circular por 1 euro – manterão os mesmos valores.
Em 2023, a Câmara Municipal ampliou o transporte público rodoviário no concelho, aumentando rotas e horários, inclusive aos fins de semana, com um investimento de mais de 5 milhões de euros.
A rede de serviços, gerida pela Transdev, oferece 49 linhas de autocarros. Os horários e paragens estão disponíveis no site da Câmara Municipal em www.famalicao.pt/horario-dos-autocarros.
Anteriormente, a autarquia cobria totalmente os custos dos passes para os alunos do ensino obrigatório. No entanto, a partir de 1 de janeiro de 2024, de acordo com o Orçamento de Estado, os passes serão gratuitos para todos os estudantes entre os 4 e os 23 anos.