Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Fito-ETAR irá tratar águas recorrendo apenas a plantas e bactérias nas Pateiras do Ave

Uma porção das águas da ETAR de Agra, em Famalicão, irá passar por um processo de purificação para posteriormente serem usadas na rega de plantas assentes em ilhas flutuantes de cortiça.

Este projeto, financiado pela União Europeia e destinado a promover a adaptação às alterações climáticas para os próximos cinco anos na zona das Pateiras do Ave, que a Câmara Municipal de Famalicão deseja classificar como Paisagem Protegida Local, no ano de 2021.

Esta fito-ETAR, nome atribuído a estas estações de tratamento de águas que recorrem exclusivamente plantas e bactérias para tratar águas residuais, tornando-as aptas para rega, será instalada em Fradelos

Sobre este novo projeto, o ecólogo Vasco Flores Cruz, ligado às Pateiras do Ave, afirma que o tanque foi desenhado para receber as lamas da ETAR mas ficou abandonado. Agora vai ser utilizado para o tratamento de efluentes.

A implementação desta nova ETAR compreende um investimento de cerca de 45% dos 1,8 milhões de euros destinados à globalidade do projeto “Life Pateiras”, destinado a minimizar os efeitos das alterações climáticas para os próximos anos.

A zona das Pateiras do Ave corresponde a uma área de 18 quilómetros quadrados onde estão incluídas as freguesias de Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas, intrinsecamente ligadas com o Rio Ave.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version