Siga-nos nas redes

Economia

Famalicão já angariou cerca de 34 milhões de euros em fundos comunitários

Publicado

em

Após a aprovação de vários projetos correspondentes a fundos europeus estruturais e de investimento o Município de Vila Nova de Famalicão já conseguiu angariar, para o seu território, cerca de 34 milhões de euros, no âmbito do Projeto Portugal 2020.

Sobre este facto, Paulo Cunha destaca “a capacidade do município de aproveitamento das oportunidades dos fundos comunitários”, realçando que “Famalicão tem até este momento uma captação de fundos de cerca de 34 milhões de euros, valor incomparável com qualquer outro quadro comunitário”. Aliás, “se olharmos para o valor arrecadado no anterior quadro comunitário – o QREN 2007-2013 – que foi 29 milhões de euros, percebemos que a nossa capacidade de captação de fundos comunitários ultrapassou em cerca de cinco milhões de euros aquilo que foi o montante captado no anterior programa de fundos. E é bom lembrar que ainda temos mais cerca de dois anos até ao fecho deste programa, através da Bolsa de Recuperação anunciada”.

Estes fundos estão a proporcionar várias intervenções em espaços do concelho num processo de inovação e reabilitação que inclui o novo Mercado Municipal, o Centro Urbano, Teatro Narciso Ferreira e a Rede Urbana pedonal e ciclável, incluindo a sua ligação à Povoa de Varzim.

Paulo Cunha sublinhou esta “capacidade do município de captar fundos comunitários e de aproveitar oportunidades”, salientando ainda que esta captação “vai muito além daquilo que é afeto à região e até ao próprio país”, dando como exemplo a recente aprovação do projeto “Life Pateiras – Natural Adapt 4 Rural Areas”, ao programa Life dirigido diretamente pela União Europeia. “Conseguimos arrecadar mais um milhão de euros para as Pateiras do Ave, em Fradelos, através de um projeto que proporcionará uma intervenção de grande montante naquele complexo natural”.

O presidente da Câmara Municipal adiantou ainda que com este volume de financiamento foi possível executar investimentos de cerca de 52 milhões de euros. “Isto significa que aos 34 milhões de euros dos fundos comunitários conseguimos adicionar 18 milhões de fundos municipais e isso foi a razão principal para que conseguíssemos captar os apoios” explicou, destacando “a capacidade do município de investir nestes projetos, de alocar os seus recursos próprios e a sua capacidade de endividamento” que permitem a captação deste enorme volume de fundos comunitários.

Paulo Cunha destacou ainda o sentido de oportunidade do município referindo que “as oportunidades comunitárias não se repetem”. “Se no tempo certo, não soubermos aproveitar as oportunidades, elas dificilmente se repetirão. Então ou esse investimento nunca mais se faz ou faz-se com 100 por cento de esforço municipal”, garantiu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 2 horas

PJ de de luto após falecimento de inspetor que resolvia casos de homicídio no Minho

A Polícia Judiciária nacional encontra-se de luto após o falecimento de Joaquim da Cunha Velho Vieira, “Inspetor aposentado com última...

Paíshá 2 horas

Portagem da A1 entre Porto e Lisboa aumenta 70 cêntimos a partir de 01 de janeiro

As portagens na A1, entre Lisboa e Porto, aumentam 70 cêntimos, para 24,60 euros, a partir de 01 de janeiro,...

Economiahá 2 horas

PS acusa Governo de aumentar o imposto sobre os combustíveis em 2025

O PS acusou hoje o Governo de faltar à verdade ao determinar um aumento do imposto sobre os combustíveis, depois...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão espera um fim de semana de sol mas com temperaturas mais baixas

Famalicão entra, neste fim de semana, com mais um dia com sol e céus limpos, de acordo com as previsões...

Paíshá 4 horas

Sindicato: Maquinistas do Metro do Porto em “greve total” nesta passagem de ano

O Sindicato dos Maquinistas anunciou hoje uma “greve total” na operação da Metro do Porto nos dias 31 de dezembro...

Regiãohá 5 horas

Colisão seguida de capotamento na EN14 fez dois feridos esta manhã na Trofa

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta sexta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária envolvendo uma viatura ligeira e outra...

Paíshá 6 horas

Novo sismo abalou Portugal continental na tarde desta sexta-feira

Um sismo de magnitude 3,7 na escala de Richter foi sentido hoje no concelho de Vendas Novas, no distrito de...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Abriram as candidaturas para o 1.º Prémio Literário Camilo Castelo Branco

A Câmara Municipal de Famalicão anunciou, esta sexta-feira, a abertura das candidaturas (até 16 de março) para a primeira edição...

Famalicãohá 7 horas

4.ª Marcha LGBTQIAP+ de Famalicão sai para as ruas em junho

Sai para as ruas a 21 de junho a IV Marcha LGBTQIAP+ de Vila Nova Famalicão, que volta a reunir...

Economiahá 8 horas

Brisa vai aumentar valor de 52 taxas da classe 1 a partir de janeiro

As portagens nas autoestradas concessionadas à Brisa aumentam 2,21% a partir de janeiro, uma atualização que incide sobre 52 das...

Arquivo

Mais Vistos