Site icon Fama Rádio e Televisão

Câmara Municipal vai suportar aumento de 3,3% na água, saneamento e tratamento de resíduos

Na última reunião do executivo municipal, realizada a 21 de dezembro, foram aprovadas as tarifas referentes ao fornecimento de água, saneamento e tratamento de resíduos para o ano de 2024 em Vila Nova de Famalicão. Este ano, assim como no próximo, a Câmara Municipal decidiu não refletir o aumento de 3,3% imposto pela entidade prestadora do serviço para a maioria das famílias do concelho.

A exceção está nos 3.º e 4.º escalões das tarifas variáveis, que representam consumos elevados de água. Segundo o vereador do Ambiente, Hélder Pereira, a maior parte dos consumidores domésticos não sentirá o aumento do preço do serviço, sendo que nos últimos três anos, a autarquia abdicou de cerca de 10 milhões de euros em cobranças.

Para 2024, os habitantes de Famalicão apenas verão refletida na fatura a atualização à taxa da inflação nas tarifas de saneamento de águas residuais e um aumento de 21% nas tarifas de recolha e tratamento de resíduos, por conta das diretrizes comunitárias e do fornecedor do serviço. Isto se deve à necessidade de repercutir parte dos custos no consumidor para candidaturas a fundos europeus.

Apesar das atualizações, o vereador destaca que Famalicão continua a ter das tarifas mais baixas na região, visto que estes aumentos não afetam diretamente o valor final da fatura ambiental dos habitantes.

Para ilustrar, uma família de quatro pessoas com tarifa familiar e um consumo mensal médio de 10 metros cúbicos verá sua fatura subir de 28,94 euros para 30,98 euros em 2024, representando um aumento de cerca de 6%.

Além disto, a proposta do executivo prevê que a tarifa social não sofra alterações em 2024, uma medida que levou a autarquia a abdicar de aproximadamente 250 mil euros entre 2021 e 2023.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version