Famalicão
Duo da pianista famalicense Maria João Gomes conquistou cinco prémios internacionais em apenas 15 dias

A pianista famalicense Maria João Gomes, da vila de Riba de Ave, integra, com o tocador de fagote Pedro Travanca, o Duo Appassionato que nos últimos 15 dias arrecadou cinco prémios em competições internacionais, de acordo com a Universidade do Minho, onde ambos são finalistas do mestrado em Ensino de Música.
Assim, recentemente conquistaram o Prémio Especial de Musicalidade e o 1º lugar da categoria Dueto no “VanBach” (Londres, Inglaterra), o 2º lugar em Música de Câmara e o 3º lugar em Período Romântico no “Classical Stars” (Varsóvia, Polónia) e o 3º lugar em Música de Câmara na “International Artists Competition” (Viena, Áustria).
O seu reportório é baseado nas composições românticas do século XIX, de autores como Camille Saint-Saëns, Gabriel Grovlez e Edward Elgar.
Maria João Gomes é ainda professora de piano na Academia de Música Fernando Matos, nas Taipas. Foi também a Melhor Aluna do do Centro de Cultura Musical. Venceu depois o Audience Award em +18 anos na “Rocky Mountain Competition” e a Platinum Medal em 20-22 anos na “International Music Competition” (ambas no Canadá). Ganhou também uma Bolsa de Mérito pela UMinho, o Prémio de Mérito Musical pela Junta de Freguesia de Riba d’Ave e pertence ao coro da Ópera na Academia e na Cidade.

-
Paíshá 1 semana
Corpo encontrado esta quinta-feira pertence a homem desaparecido desde 05 de fevereiro
-
Desportohá 7 dias
“Vai ser um jogo difícil, mas queremos conquistar os três pontos”
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Chuva está de regresso com uma descida das temperaturas esta sexta-feira
-
Paíshá 3 dias
Idade mínima para casar aumenta para os 18 anos. Proteção dos direitos dos jovens em questão