A Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital de Famalicão é uma das que estará com alguns serviços limitados na próxima semana.
De acordo com o novo plano divulgado pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) estará com limitações entre 20 e 23 de dezembro.
No país, serão 33 serviços de urgência que vão estar limitados, devido à escusa dos médicos em fazer mais dos que as 150 horas extraordinárias por ano determinadas por lei.
O diretor executivo do SNS diz que “o Serviço Nacional de Saúde atravessa um período crítico da sua existência” explicando que “este contexto resulta de diversas condicionantes, tais como a escassez de recursos humanos na área da saúde, o recurso excessivo pelos portugueses a cuidados de saúde em contexto de urgência hospitalar e a elevada dependência histórica do recurso a trabalho extraordinário”.
Num período em que começam as férias de Natal e Ano Novo, a Federação Nacional dos Médicos prevê um agravamento nas urgências de Norte a Sul do país durante as próximas semanas, devido à falta de médicos para preencher as escalas.