Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Sindicato acusa Leica de “assédio moral”

Publicado

em

O Sindicato das Indústrias Transformadoras do Norte (SITE Norte) acusou hoje os responsáveis da fábrica de Lousado, Vila Nova de Famalicão, da multinacional alemã Leica de “atitudes que podem perfeitamente encaixar no crime de assédio moral”.

Em comunicado, o sindicato acusa ainda a administração da Leica de levar a cabo uma política de gestão “assente na desvalorização dos salários de trabalhadores qualificados e na discriminação salarial entre trabalhadores”.

Joaquim Costa, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (SITE Norte) disse à Lusa que as atitudes de alegado assédio moral acontecem “sempre que um trabalhador pretende fazer os seus direitos e procura combater as injustiças de que é alvo, junto do sindicato ou até mesmo junto de outras instâncias”.

“O assédio tem sobretudo a ver com a linguagem com que alguns funcionários com elevado grau de responsabilidade na empresa se referem a esses trabalhadores, tentando fazer passar a ideia de que são incompetentes, incapazes e inúteis”, referiu.

O sindicato acusa ainda a empresa de seguir uma política de desvalorização dos salários de trabalhadores qualificados e de discriminação salarial, “havendo trabalhadores a desempenhar as mesmas funções com diferenças salariais superiores a 100 euros”.

Paralelamente, o SITE Norte diz que a Leica “tem colocado constantemente em causa as liberdades sindicais, através das tentativas de condicionamento do exercício da atividade sindical no interior da empresa, numa clara atitude antidemocrática e perseguidora junto de dirigentes e delegados sindicais que dia após dia apenas procuram esclarecer e ser a voz representativa de todos os trabalhadores em geral e dos trabalhadores sindicalizados em particular”.

Na quinta-feira, trabalhadores, dirigentes, delegados e ativistas sindicais vão concentrar-se em frente à empresa, numa “ação de denúncia” de todas estas situações, em que dão também conta das suas reivindicações, uma das quais é o aumento salarial mínimo de 90 euros para todos os trabalhadores.

O fim das discriminações salariais e valorização das categorias profissionais e o fim da “política de assédio moral que a empresa procura alargar a todos os trabalhadores” são outras das reivindicações.

Exigem ainda a aplicação dos direitos constantes no contrato coletivo de trabalho subscrito pela Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal) e a valorização da contratação coletiva.

A Lusa contactou a administração da Leica, que não quis fazer qualquer comentário.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 horas

Distrital do PSD anuncia Mário Passos como candidato à Câmara de Famalicão

A Comissão Política Distrital de Braga do PSD anunciou, este sábado à noite, em nota publicada na sua página de...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: escola de Pedome selecionada para prémio escolar europeu de sustentabilidade

A Escola Básica (EB) Terras do Ave, em Pedome, Famalicão  foi selecionada para participar no “European Sustainable Schools Awards Summit”,...

Mundohá 5 horas

Apesar do estado de saúde crítico, Papa Francisco confiante na sua hospitalização e tratamento

O Papa Francisco, hospitalizado com pneumonia e cujo estado de saúde continua crítico, garantiu este domingo que continua confiante na...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Museu de Arte Sacra inaugura exposição com imagens de Maria

“Maria, Peregrina da Esperança” é o título da nova exposição do Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, em...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Associação de Pais de Outiz e Cavalões promove feirinha de doces

A Associação de Pais de Outiz e Cavalões vai promover uma feirinha de doces no  próximo dia 2 de março...

Famalicãohá 10 horas

Aprovada candidatura de 5 milhões de euros para aumentar qualificações dos famalicenses 

Diversas entidades parceiras da Rede Local de Educação e Formação de Famalicão viram aprovada uma candidatura, no valor de 5...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Salas de Estudo da Estação Rodoviária com horário alargado ao domingo

As Salas de Estudo da Estação Rodoviária de Famalicão adotaram um horário mais alargado, para corresponder às necessidades dos estudantes...

Paíshá 1 dia

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 1 dia

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 1 dia

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Arquivo

Mais Vistos