Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Aviso Amarelo devido ao mau tempo termina às 21:00

Publicado

em

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alargou até às 21:00 de hoje os avisos amarelos relativos a precipitação em quase todos os distritos do continente, com exceção de Bragança, não prevendo depois, inclusive na quinta-feira, avisos semelhantes.

Segundo a informação disponibilizada no ‘site’ do instituto (IPMA), o aviso meteorológico amarelo, o menos grave de uma escala de três, mantém-se até às 21:00 em 17 distritos devido à previsão de “aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada”.

Não são indicados mais avisos relativos a precipitação após essa hora.

Todos os distritos estavam em aviso amarelo desde as 09:00 devido à chuva, que devia terminar às 18:00.

Está ativo o nível amarelo relativo a agitação marítima em todos os distritos do litoral do continente – em Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria até às 24:00 de hoje, e em Lisboa, Setúbal, Beja e Faro até às 09:00 de sexta-feira.

Apenas estes últimos avisos vão estar em vigor no continente na quinta-feira, permanecendo todos os distritos ‘a verde’ (sem avisos) no mapa do instituto no que se refere a chuva.

O arquipélago da Madeira está abrangido hoje por diferentes avisos amarelos, relativos a vento e agitação marítima, que terminam na quinta-feira, em diferentes horários, consoante a área em questão.

O aviso laranja (o segundo mais grave, a seguir ao vermelho) indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A chuva intensa e persistente que caiu na terça-feira causou mais de 3.000 ocorrências, entre alagamentos, inundações, quedas de árvores e cortes de estradas, afetando sobretudo os distritos de Lisboa, Setúbal, Portalegre e Santarém.

No total, há registo de 83 desalojados, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), e o mau tempo levou também ao corte e condicionamento de estradas e linhas ferroviárias, que têm vindo a ser restabelecidas.

Segundo a ANEPC, estão “cinco planos municipais de emergência ativos”, quatro no distrito de Portalegre e um em Santarém, mantendo-se em estado de alerta amarelo os planos especiais de emergência para as bacias dos rios Tejo e Douro devido ao risco de cheias.

Hoje, a partir das 14:00, a Proteção Civil reduziu o nível de alerta de laranja para amarelo em todos os distritos de Portugal continental devido ao desagravamento das condições meteorológicas, mas alertou que poderiam ainda ocorrer “situações pontuais de inundação”.

A Proteção Civil estava em nível laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) para todo o dispositivo desde terça-feira. O alerta amarelo (o terceiro da escala) significa um grau de gravidade moderado, existindo a possibilidade de ocorrência de fenómenos que, não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens.

A ANEPC tem quatro estados de alerta especial (azul, amarelo, laranja e vermelho), que determinam o reforço da monitorização e incremento do grau de prontidão do dispositivo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 51 minutos

País: Doente de Alzheimer foge ao volante de ambulância e é intercetado pela GNR

Um utente da Unidade de Alzheimer da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, no Algarve, fugiu na segunda-feira à...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Casa das Artes recebe noite de fado esta quinta-feira

O Café-Concerto da Casa das Artes de Famalicão recebe, esta quinta-feira, a partir das 21:30, mais uma noite de fado...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Colisão entre três veículos faz um ferido na rua do Talvai

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão entre três carros, na rua do Talvai,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão sem chuva esta quarta-feira. “Mínimas” descem três graus

Famalicão espera, esta quarta-feira, um dia sem previsão de chuva, embora com céus nublados, de acordo com as previsões do...

Paíshá 4 horas

Candidaturas ao ensino superior abrem a 21 de julho

As candidaturas ao ensino superior público para o ano letivo de 2025-2026 vão começar em 21 de julho e as...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão: De Haas foi o 2.º melhor defesa da Primeira Liga em abril

Justin de Haas, o defesa neerlandês do FC Famalicão foi distinguido pelos treinadores da Primeira Liga portuguesa, como o segundo...

Paíshá 5 horas

Porto: Irmãos traficantes de droga ganhavam 50 mil euros por dia. Foram detidos pela PSP

A PSP desmantelou uma rede de tráfico de droga encabeçada por dois irmãos que operava desde janeiro de 2024 no...

Desportohá 6 horas

FC Famalicão classificado como entidade formadora de 5 estrelas pela Federação Portuguesa de Futebol

A Federação Portuguesa de Futebol voltou a classificar o FC Famalicão como uma entidade formadora de cinco estrelas, a nota...

Regiãohá 7 horas

Vila do Conde: Mulher de 33 anos detida com artigos de bijuteria contrafeitos

Elementos do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Posto Territorial de Vila do Conde, procederam à...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão/Obras: Trânsito cortado entre Avenida do Rio Ave e a Rua da Mabor em Lousado até sábado

O trânsito entre a Avenida do Rio Ave e a Rua da Mabor, na freguesia de Lousado, está cortado até...

Arquivo

Mais Vistos