Famalicão
Famalicão: Alunos da EB D. Maria II assinalam Dia Internacional dos Direitos Humanos
Durante as primeiras duas semanas deste mês de dezembro, a Escola D. Maria II exibiu uma variedade de trabalhos comemorativos dos direitos humanos. Esta iniciativa foi coordenada pelo Departamento de Ciências Sociais em colaboração com o Clube Europeu, assinalando o Dia Internacional dos Direitos Humanos a 10 de dezembro, data que relembra a assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Os alunos do 5º ao 9º ano desenvolveram diversas atividades que refletem abordagens distintas sobre a questão dos direitos humanos, desde uma perspectiva histórica até aos numerosos desafios presentes nas sociedades do século XXI.
Os direitos humanos são os alicerces éticos fundamentais para a construção de uma sociedade justa e equitativa. Com base em valores universais como a dignidade, a igualdade e a liberdade, representam o princípio orientador das relações entre indivíduos e Estados.
Assim, nas disciplinas de Cidadania, História e no Clube Europeu, os alunos identificaram diferentes direitos e situações flagrantes de violação destes direitos. Decoraram figuras humanas com variados materiais e técnicas, simbolizando situações de povos e indivíduos ainda afetados nos dias de hoje. Um vasto “estendal” foi montado, representativo das guerras, opressões e desigualdades. Além disso, ergueu-se uma imponente árvore cujas folhas transmitiam mensagens relacionadas com a existência dos diferentes direitos e as violações dos mesmos.
Estes alunos foram assim consciencializados para a salvaguarda dos direitos humanos, crucial para preservar a dignidade humana. No contexto atual, desafios como a guerra, a discriminação, a pobreza, a violência e as alterações climáticas tornam os direitos humanos a principal ferramenta na promoção da justiça social.
-
Economiahá 1 semana
Operadoras de telecomunicações proibidas de cobrar pela portabilidade de números este ano
-
Desportohá 1 semana
Paulo Marques: Novas tecnologias e mais “profissionalismo” são as grandes diferenças do “novo” Dakar
-
Paíshá 5 dias
GNR apreende mais de 4.300 artigos contrafeitos no concelho da Maia
-
Desportohá 2 dias
FC Famalicão poderá ficar sem Zaydou após oferta de 6 milhões de euros da Arábia Saudita