Siga-nos nas redes

Famalicão

Distrito de Braga com grande risco de inundação diz a Proteção Civil

Publicado

em

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para as condições meteorológicas adversas referindo que “não é de descartar inundações em meio urbano” durante a noite.

Num ponto de situação das ocorrências relacionadas com o mau tempo que está a afetar Portugal continental, o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, disse que está previsto um quadro meteorológico severo com maior incidência a partir das 23:00 de hoje até às 06:00 de terça-feira.

“Vamos ter vamos ter um quadro meteorológico severo com maior incidência a partir das 23:00 de hoje e durante a madrugada de amanhã e a manhã do dia de amanhã”, salientou.

O comandante nacional de Emergência e Proteção Civil alertou ainda para os ventos fortes nas zonas altas que poderão atingir os 100 quilómetros por hora e para a forte agitação marítima.

“Mantemos o quadro o quadro meteorológico com algum agravamento e manutenção das condições severas, nomeadamente na questão do vento forte com rajadas até 100 quilómetros nas terras altas”, realçou, lembrando que “haverá uma rotação na agitação marítima”.

De acordo com André Fernandes, todas as áreas litorais “ficarão suscetíveis à agitação marítima” devido à ondulação norte.

“Também a precipitação será intensa, com maior incidência nos distritos de Castelo Branco, Leira, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja”, sendo “generalizada no território continental”, afirmou.

André Fernandes salientou que se prevê chuva forte “em grande parte do país”.

“Não é de descartar inundações em meio urbano, nas cidades, nas aldeias ou nas vilas e naquilo que é inundação em alguns leitos de rio”, observou.

Segundo a ANEPC, as áreas com maior risco de inundação são: Caminha, Monção, Valença, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, em Viana do Castelo; Braga e Barcelos, distrito de Braga; Santo Tirso, no Porto; na zona do Douro; no Mondego; na bacia hidrográfica do Tejo; no Sado e em algumas ribeiras do Algarve.

No entanto, a proteção civil ativou o aviso laranja para o rio Liz, em Leiria, devido a possíveis inundações.

A proteção civil contabilizou 666 ocorrências entre as 00:00 e as 19:00 de hoje. Os distritos de Viseu, Porto, Lisboa, Coimbra, Braga e Aveiro foram os mais afetados.

O comandante nacional de Emergência e Proteção Civil reiterou o apelo aos cidadãos para terem cuidado nas deslocações noturnas e para “não se aproximarem da linha de costa”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Economiahá 33 minutos

Preço do gasóleo volta a subir na segunda-feira. Gasolina desce

Com a chegada de mais uma semana, temos novas previsões quanto à oscilação do preço dos combustíveis para a próxima...

Regiãohá 1 hora

Condenado a três anos numa instituição educativa o rapaz que matou jovem da Trofa à facada no Norte Shopping

O autor do homicídio de Gonçalo Lima, o jovem natural da Trofa que perdeu a vida após ter sido esfaqueado...

Póvoa de Varzimhá 2 horas

Vídeo: Corpo de mulher está preso nas rochas na Póvoa de Varzim há 5 dias

Encontra-se preso num aglomerado de rochas, desde segunda-feira, o corpo de um mulher com cerca de 50 anos, encontrado nas...

Paíshá 2 horas

Faleceu Arlindo Fagundes ilustrador da coleção de livros “Uma Aventura”

O ilustrador e ceramista Arlindo Fagundes, nome de referência da área da banda desenhada e do cartoon e ilustrador dos...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão: Golo de Gil Dias nomeado para o “Melhor de Dezembro” da I Liga

Gil Dias, avançado do FC Famalicão, é um dos seis nomeados para o melhor golo do mês de dezembro na...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Mulher ferida e condutor em fuga após atropelamento em Gavião

Uma mulher ficou ferida, na manhã desta sexta-feira, na sequência de um atropelamento seguido de fuga, numa passadeira da Avenida...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Colisão envolvendo camião faz dois ferido em Cruz

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta sexta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária envolvendo duas viaturas ligeiras de passageiros...

Desportohá 3 horas

Árbitro famalicense João Pinheiro vai dirigir o ‘derby’ entre Sporting e Benfica este sábado

O árbitro João Pinheiro vai dirigir pela terceira vez um dérbi entre Sporting e Benfica, no sábado, para a final...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Chuvas leves vão manter-se esta sexta-feira. “Máximas” sobem até aos 16 graus

Famalicão espera, esta sexta-feira, mais um dia com previsão de chuvas leves, ou chuviscos, que se estende pela quase na...

Paíshá 18 horas

INEM de luto após falecimento de enfermeira de 46 anos após luta prolongada contra doença

O Instituto Nacional de Emergência Média – INEM encontra-se de luto na sequência do falecimento da sua enfermeira Joana Mendes,...

Arquivo

Mais Vistos