Siga-nos nas redes

Desporto

Baixas médicas dos PSP que faltaram no jogo entre Famalicão e Sporting investigadas pela IGAS

Publicado

em

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) está a investigar 11 médicos dos serviços público e privado relacionados com os certificados de incapacidade temporária apresentados pelos agentes da PSP destacados para jogos de futebol em fevereiro.

Em resposta a perguntas feitas pela Lusa sobre este processo, a IGAS disse que no âmbito do contraditório foi solicitada a pronuncia de 11 médicos “integrados em unidades de saúde familiar (USF), unidades de saúde da Polícia de Segurança Pública (PSP), serviços de atendimento complementar de uma unidade local de saúde, E.P.E. e unidades de saúde privadas (clínicas e hospitais)”.

“O exercício do contraditório refere-se a situações de CIT [Certificados de Incapacidade Temporária] e declarações concretas”, acrescenta a resposta da IGAS, que também pediu que se pronunciassem tanto os comandos metropolitanos da PSP como as unidades locais de saúde.

O processo de inspeção à emissão de atestados médicos a elementos do corpo profissional da PSP que não compareceram em três jogos de futebol organizados pela Liga Portuguesa de Futebol nos dias 03 e 04 de fevereiro deste ano foi instaurado logo a 08 desse mês, estando agora em fase de contraditório, depois do projeto de relatório ter sido aprovado no passado dia 09 de dezembro.

“Este projeto de relatório está a ser remetido às entidades e pessoas envolvidas na inspeção, para o exercício do contraditório no prazo de 10 dias”, acrescenta a resposta da inspeção-geral.

A IGAS explica igualmente que no projeto de relatório foram emitidas quatro recomendações, relacionadas com a melhoria de diversos aspetos, entre eles a emissão de atestados médicos e no registo do processo clínico do doente.

Assim, a IGAS recomenda que quando o médico for confrontado com uma incapacidade por doença anterior à realização de exames, designadamente por declarações do doente, quando tal seja clinicamente plausível, deve declarar no documento que atesta a incapacidade e, no respetivo processo clínico, a data de início da doença, segundo o doente.

Diz ainda que, caso o doente seja portador de exames ou declarações de outros médicos a atestar a doença, “o médico deve sempre examinar o doente e proceder aos registos dessa observação no processo clínico, que suportam a emissão do CIT ou do atestado” e que o médico deve preencher integralmente o certificado, “!de forma legível e percetível”, com todos os elementos necessários, assim como os atestados e as declarações médicas.

Segundo a IGAS, estas recomendações “estão a ser também sujeitas a contraditório”.

Na resposta enviada à Lusa, a IGAS refere que já foi comunicado o estado do processo tanto à Ordem dos Médicos (OM) como à Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI).

Este caso envolve as baixas médicas passadas aos agentes da PSP que estavam destacados para os jogos Famalicão-Sporting (03 de fevereiro) e Leixões-Nacional e Feirense – Académica de Viseu (ambos a 04 de fevereiro), mas não compareceram, tendo apresentado atestados médicos.

Apesar de os polícias não terem associado a formas de luta, o ato foi visto como um protesto concertado e levou à abertura de inquéritos pelas forças policiais, pela IGAS e Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI).

Em agosto, em resposta à Lusa, a IGAI disse que tinha três inquéritos em curso relativos às baixas médicas das forças de segurança, que se encontravam em instrução, em articulação com a inspeção de saúde.

Segundo a IGAI, os três inquéritos abertos diziam respeito às baixas médicas apresentadas por elementos das forças de segurança no âmbito dos jogos de futebol Famalicão-Sporting; Feirense-Académico de Viseu e Leixões-Nacional.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 12 horas

Chuva regressa a Famalicão este domingo e traz consigo um aumento das “mínimas”

Depois de alguns dias com temperaturas mínimas na ordem dos zero graus, o estado do tempo volta a ficar mais...

Economiahá 13 horas

Imposto Único de Circulação (IUC) superior a 100 euros passa a ser pago em duas prestações em 2026

O pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) até 100 euros passará a ser feito até ao final de fevereiro,...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: GNR recupera viatura furtada . Homem de 37 anos identificado

Militares da Guarda Nacional Republicana do Posto Territorial de Prado, procederam à identificação de um homem de 37 anos, na...

Desportohá 14 horas

Benfica X Famalicão: Lage confiante no seu coletivo apesar de algumas ausências

O treinador do Benfica, Bruno Lage, adiantou hoje que o avançado Di Maria deve falhar apenas a partida da I...

Desportohá 15 horas

FC Famalicão pronto para “contrariar” jogo do Benfica diz o treinador Hugo Oliveira

O treinador do Famalicão admitiu hoje que a equipa gosta de desafios como vai ser o encontro frente ao Benfica,...

Economiahá 16 horas

Número de trabalhadores abrangidos por despedimentos coletivos aumentou 76% em novembro face ao último ano

O número de trabalhadores abrangidos por despedimentos coletivos aumentou 76% até novembro de 2024, face a igual período do ano...

Guimarãeshá 17 horas

Mulher ferida após despiste seguido de capotamento na Estrada Nacional 101 em Guimarães

Uma mulher ficou ferida, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um despiste seguido de capotamento, na Estrada Nacional 101,...

Póvoa de Varzimhá 18 horas

Guimarães/Póvoa de Varzim: ASAE apreende mais de 17 toneladas de alimentos em armazéns ilegais

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu a atividade de três armazéns ilegais e apreendeu mais de 17...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Novo Parque Infantil de Sinçães será inaugurado esta sexta-feira

A Câmara Municipal de Famalicão, representada pelo presidente Mário Passos, irá inaugurar, esta sexta-feira, o renovado e ampliado Parque Infantil...

Regiãohá 20 horas

Gelo acumulado na estrada provoca dois despistes de mota em Vila das Aves

Esta quarta-feira foi marcada por dois despistes de veículos de duas rodas, na rua Bernardino Gomes Ferreira, em Vila das...

Arquivo

Mais Vistos