Site icon Fama Rádio e Televisão

Pedro Siza Vieira visitou instalações da Coindu em Joane

Esta sexta-feira, 10 de dezembro, ficou marcada pela visita do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, às instalações da fábrica de estofos para automóveis Coindu, localizada na vila de Joane.

Durante a visita, Pedro Siza Vieira teve oportunidade de observar toda a linha de produção destinada às principais marcas de automóveis comercializadas em Portugal e elogiou a liderança na inovação da empresa famalicense. “A aposta na inovação e na automação que tem feito esta empresa ganhar competitividade e esse tem de ser o caminho para a economia portuguesa no seu conjunto. Temos de apostar mais na qualificação dos recursos humanos, na digitalização, na automação de processos, na inovação e isso é que nos vai trazer competitividade e mais valor acrescentado para as nossas exportações”, afirmou em declarações ao Correio do Minho.

Pedro Siza Vieira, afirmou que a economia portuguesa está “mais competitiva e a exportar mais” do que antes da pandemia, vincando ainda a redução do défice comercial.

O responsável lembrou que, este ano, as exportações portuguesas cresceram quase 18% a 2020 e 4,3% relativamente a 2019, reiterando que não se deve olhar apenas para um mês mas para o conjunto do ano.

Siza Vieira reagia, assim, às estatísticas do comércio internacional, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), segundo as quais as exportações e as importações portuguesas cresceram 3% e 17,5%, respetivamente, em outubro, face ao mesmo mês do ano passado.

No mês em análise, o défice da balança comercial de bens aumentou 971 milhões de euros, face ao mesmo mês de 2020, atingindo 1.985 milhões de euros.

Excluindo combustíveis e lubrificantes, o défice da balança comercial atingiu 1.242 milhões de euros (um aumento de 525 milhões de euros face a 2020 e de 45 milhões de euros em relação a 2019), apontou o INE.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version