A edição 2023/2024 do “Programar em Rede”, patrocinada pelo Município de Vila Nova de Famalicão, foi conquistada pela Momento – Artistas Independentes com o projeto comunitário “50 Cravos”. Esta iniciativa, inspirada nos 50 anos do 25 de Abril, receberá um apoio municipal de 10 mil euros e será desenvolvida ao longo do próximo ano, resultando num espetáculo.
Liderado pela estrutura artística famalicense Momento em colaboração com a comunidade local, o projeto vencedor terá como base o 25 de Abril de 1974 em Famalicão. Contrariamente a ser um espetáculo-documentário, o foco será no futuro, convidando à reflexão sobre o próximo meio século.
A criação do espetáculo envolverá uma residência artística de investigação para reunir histórias, relatos e correspondências da época, incluindo a participação dos cidadãos famalicenses na construção da narrativa. A performance resultante será ensaiada abertamente à comunidade e apresentada nas áreas da Comissão Social Inter-freguesias (CSIF) de Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas.
A seleção dos projetos para apoio do “Programar em Rede 2023/2024” ocorreu durante a reunião do Conselho Municipal da Cultura, realizada em 27 de novembro na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, com a presença de parceiros culturais. Além do projeto vencedor, “50 Cravos”, contaram-se propostas da Associação de Moradores das Lameiras (AML) com “Mostr’ARTE – Inclusão Social Pela Arte”, que recebeu cinco votos, e do Agrupamento de Escolas de Ribeirão com “Costur’Arte”, que angariou dois votos.
O “Programar em Rede” foi lançado pela autarquia famalicense em 2016, através do Conselho Municipal de Cultura, com o intuito de unir vários agentes culturais do concelho na realização de um evento inovador e criativo, visando promover a articulação de recursos, mobilização de público e descentralização da atividade cultural.