Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Vem aí a depressão “Barra” com chuva, trovoada e ventos fortes

Publicado

em

Portugal continental vai ser afetado a partir de terça-feira por chuva por vezes persistente, agitação marítima forte e vento, efeitos colaterais da passagem da depressão Barra.

A superfície frontal fria que está associada à depressão Barra irá aproximar-se a partir de terça-feira de Portugal continental e atravessar todo o território até ao fim da manhã de quarta-feira, explica a meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“A depressão Barra é uma depressão muito pouco cavada, é uma depressão alta no seu centro que está no Atlântico Norte bem a noroeste dos Açores e vai deslocar-se de leste para nordeste em direção às ilhas britânicas. Ela não influencia diretamente o estado do tempo em Portugal continental, mas há alguns efeitos colaterais”, disse.

Associada à depressão, explicou Maria João Frada, está uma superfície frontal fria que vai passar na terça-feira (dia 7) e que tem alguma atividade e vai dar chuva persistente, especialmente nas regiões do norte e centro, principalmente no Minho e Douro Litoral, e vai ser por vezes forte na passagem da frente e acompanhada de trovoadas e intensificação do vento, que será temporária.

A chuva vai depois estender-se a todo o território do continente.

A ocorrência de precipitação será de neve, em especial na quarta-feira, acima de 1100/1200 metros podendo atingir 800/1000 metros nas serras do extremo norte do território continental.

Os efeitos da depressão vão também fazer-se sentir no mar com o aumento da agitação marítima.

“Vamos ter ondas que vão aumentar gradualmente na costa ocidental a partir de dia 7 [terça-feira] e vão aumentar no final do dia já para aviso amarelo nos distritos do norte e centro a norte do Cabo Mondego com ondas de noroeste com 4 a 5 metros. No dia 8 [quarta-feira] as ondas vão aumentar para 5 a 6 metros, já no âmbito de aviso laranja, com altura máxima que pode atingir os 12 metros”, referiu.

De acordo com a meteorologista, este cenário abrange toda a costa ocidental a norte do Cabo Espichel. “No dia 9 [quinta-feira] as ondas tendem a diminuir para 4 a 5 metros, mas ainda com aviso amarelo”, disse.

O IPMA prevê também uma intensificação do vento no litoral com rajadas de 60 e a 70 quilómetros por hora e nas terras altas de 85 a 90. “A intensificação do vento vai dar uma sensação acrescida de frio, vai aumentar o desconforto térmico”, realçou.

Quanto às temperaturas, Maria João Frada adianta que vão descer, mas não tem a ver com a passagem da depressão.

“Depois da superfície frontal, vamos ter o transporte de uma massa de ar polar na quarta-feira já vinda de norte e vamos ter uma descida significativa da temperatura, em especial das máximas e nas regiões do norte e centro e Alentejo que podem atingir os 5 a 8 graus”, contou.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 6 e os 10/11 graus Celsius em alguns locais da faixa costeira, no interior norte e centro não ultrapassam os 3 a 4 graus e na Serra da Estrela serão negativas de -1 e -2.

As máximas vão oscilar entre os 10 e os 15 graus, ligeiramente mais altas em alguns locais na faixa costeira (17) e bem inferiores no nordeste transmontano e Beira Alta (entre os 6 e 8) e Serra da Estrela serão inferiores a 5.

“Esta situação é temporária e no dia 9 [quinta-feira] as temperaturas máximas voltam a subir 2 a 5 graus”, disse.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Bragahá 7 minutos

Jovem morto a tiro num café em Fafe foi sepultado esta quarta-feira. Autor do crime fica em prisão preventiva

Decorreu esta quarta-feira o funeral de Pedro Oliveira de 35 anos, o homem que foi baleado mortalmente por outro homem,...

Paíshá 1 hora

Agricultura: Portugal tem 9 focos de gripe das aves. Ministro pede “máximo cuidado” aos produtores

O ministro da Agricultura disse hoje, no parlamento, que há cinco focos domésticos e quatro focos selvagens de gripe das...

Desportohá 2 horas

Futebo feminino: FC Famalicão empata por 2-2 frente ao Albergaria

A equipa de futebol feminino do FC Famalicão disputou a 16.ª jornada do campeonato, neste último sábado, momento em que...

Bragahá 2 horas

Homem de 46 anos detido pela GNR por alegada violência doméstica em Vila Verde

Um homem, de 46 anos, foi detido por violência doméstica, alegadamente cometida sobre a companheira, de 48 anos, e por...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Inteligência Artificial abre ciclo de sessões temáticas “Geração Made IN Talks”

A Câmara Municipal de Famalicão promove, a partir do final deste mês, uma série de sessões temáticas dedicadas aos empreendedores...

Famalicãohá 3 horas

Ministério da Defesa: Nuno Melo alerta para ameaças ao modo de vida ocidental

O ministro da Defesa alertou hoje para ameaças ao modo de vida ocidental e questionou a capacidade da ONU para...

Póvoa de Varzimhá 3 horas

Homem com cerca de 60 anos morre atropelado na EN 206 na Póvoa de Varzim

Um homem com cerca de 60 anos perdeu a vida, na noite desta terça-feira, após um atropelamento que envolveu uma...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Programa Acompanhar combate exclusão social e promove desenvolvimento escolar

O Município de Famalicão apoiou 844 crianças (cerca de 6,47% da população estudantil do concelho), através do programa Acompanhar, que...

Paíshá 4 horas

Transplante de coração: Portugal atingiu número histórico em 2024

Portugal alcançou, em 2024, um marco histórico de transplantes cardíacos, com 60 corações recolhidos, dos quais 58 foram transplantados no...

Sociedadehá 17 horas

Dois homens detidos no aeroporto na Maia com passaportes falsos. Queriam viajar para Londres

A PSP deteve no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, dois homens, refugiados de 30 e 40 anos, que tentavam...

Arquivo

Mais Vistos