Famalicão
Famalicão é o 3.º em Portugal na produção de energia para consumo direto
O concelho de Famalicão ocupa o 3.º lugar na lista dos produtores de energia para autoconsumo em Portugal, numa classificação liderada por Guimarães e Seixal, em 1.º e 2.º lugar, respetivamente.
Observando um cenário global onde a produção de eletricidade de forma descentralizada, ou seja, produzida em conexão direta com os seus pontos, de consumo, aumentou 71% em 2022, Famalicão totalizou 2945 instalações deste tipo, seguindo de perto o Seixal com 2950. Guimarães lidera a lista com 3358, de acordo com dados da E-Redes, citados pelo Expresso.
Por exemplo na energia solar, este tipo de instalações representam já cerca de 5,3% de todo o consumo de eletricidade do país, traduzindo-se numa produção de 2436 gigawatt por hora (GWh).
No que toca à produção através de energia eólica, a produção descentralizada representa já um quinto do total nacional, dados que fazem prever um crescimento destas instalações, algo já verificado em 2022, apesar das dificuldades das empresas, do setor logístico, no fornecimento de painéis fotovoltaicos e inversores.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
PS quer criar grupo para debater construção de um novo hospital público em Famalicão
-
Desportohá 1 semana
Ex-treinador adjunto do FC Famalicão distinguido pela conquista do campeonato de futebol moçambicano por diferentes clubes
-
Famalicãohá 6 dias
Riba d’Ave: corte de árvores no nó de ligação à VIM condiciona trânsito este sábado
-
Famalicãohá 3 dias
FC Famalicão e Bombeiros Voluntários Famalicenses apelam à solidariedade neste Natal