O projeto ‘A cidade e os seus mapas’, da famalicense Alexandra Guimarães e de Gonçalo L. Almeida, venceu o prémio “Working Class Heroes” na edição 2024 do festival Porto/Post/Doc, anunciou a organização do certame que terminou, este sábado, no Porto.
O prémio na categoria ‘Working Class Heroes’ é o de maior valor financeiro no festival, com uma bolsa de 75.000 euros destinada à produção do projeto ao longo de dois anos em residência artística na cidade.
Para o júri, ‘A cidade e os seus mapas’ é uma “corajosa ambição de desvendar os complexos poderes invisíveis que remodelam tanto as nossas vidas quanto a cidade”. O projeto é “um ato de resistência que traz à tona a consciencialização sobre uma nova classe de trabalhadores explorados na era digital”, acrescentou.
Os dois alunos da Escola Superior Artística do Porto foram um dos três convidados pela organização do festival a apresentar um projeto que reflita sobre as múltiplas faces da classe trabalhadora do Porto.
A 11ª edição do festival Porto/Post/Doc, festival do cinema real do Porto, começou no dia 22, com um programa temático intitulado ‘O movimento dos povos’ e enfoque na obra da realizadora georgiana Salomé Jashi.
O certame decorreu em várias salas da cidade, com destaque para o Batalha Centro de Cinema, Trindade, Passos Manuel, Ferro bar, Casa Comum, Reitoria da Universidade do Porto ou no Planetário do Porto.