Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão presta hoje homenagem a Margarida Malvar

Publicado

em

Famalicão homenageia Margarida Malvar, esta quinta-feira, 1 de dezembro . A iniciativa é promovida pela associação Casa da Memória Viva, que desta forma pretende homenagear publicamente a Margarida Malvar, decana das advogadas famalicenses e cidadã desde muito jovem comprometida com a Liberdade, a Democracia e a dignificação da Mulher.

A homenagem tem lugar na Casa das Artes, a partir das 17 horas, e incluirá um concerto pelo Coral de Letras da Universidade do Porto, dirigido e acompanhado ao piano pelo professor Fausto Neves, de cujo repertório constarão nove “Canções Heroicas”, de Fernando Lopes-Graça.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



A iniciativa contará também com a presença dos poetas Cristina Pizarro e Salvador Coutinho, que declamarão poemas de sua autoria.

Maria Margarida Braga Malvar nasceu em Gavião, há 78 anos, e sempre viveu em Famalicão. Foi a primeira mulher famalicense a licenciar-se em Direito e a exercer advocacia no concelho. Entre 1990 e 1992, presidiu à delegação concelhia da Ordem dos Advogados, instituição que recentemente lhe atribuiu a sua “Medalha de Honra”.

Mantém, desde antes do 25 de Abril, uma grande atividade cívica e política, tendo sido uma das poucas mulheres candidatas pelas forças da Oposição Democrática nas eleições para a então Assembleia Nacional, durante os 48 anos de fascismo. Aconteceu em 1969, quando Margarida Malvar, então com 25 anos, integrou a candidatura da CDE por Braga.

Depois do 25 de Abril, teve um papel importante na defesa e consagração institucional dos direitos das mulheres trabalhadoras e foi autarca em Famalicão.

Em 1982, substituiu na Câmara Municipal António Pinheiro Braga – que havia presidido à Comissão Administrativa legitimada pelos militares de Abril – e pouco depois renovou o lugar na vereação, ao ser eleita pela APU – Aliança Povo Unido, no mandato 1982/1985. Posteriormente, ainda foi deputada municipal.

Em 2004, pelas mãos do presidente da Câmara de então, Armindo Costa, foi agraciada com a “Medalha de Honra do Município”.

Em 2014, foi homenageada na Assembleia da República, a par de todos os advogados dos presos políticos na ditadura do Estado Novo, numa iniciativa do “Movimento Não Apaguem a Memória”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 21 minutos

FC Famalicão x Sporting: Adeptos leoninos vão ser guiados em “caixa de segurança” até ao Estádio Municipal

Depois dos momentos de violência entre adeptos do FC Famalicão e Sporting, registados no dia 03 de fevereiro, na sequência...

Desportohá 1 hora

“A evolução é notória”: Novo Famalicão pronto para contrariar Sporting em momento de liderança

 A equipa do Famalicão vai apresentar-se “moralizada” frente ao Sporting, na terça-feira, no jogo em atraso da 20.ª jornada da...

Regiãohá 1 hora

Homem com problemas mentais desaparecido desde a última quinta-feira em Santo Tirso

Encontra-se desaparecido desde a última quinta-feira António Martins da Silva de 55 anos, residente em Santa Cristina do Couto, em...

Santo Tirsohá 2 horas

Santo Tirso: Trabalhos de requalificação do recinto da feira devem demorar um ano

As obras de requalificação do recinto da feira de Santo Tirso arrancam este mês de abril e devem demorar um...

Desportohá 4 horas

Famalicão: Simão Aires da PatinAve sagra-se vice-campeão no Campeonato Distrital de Solo Dance

Os atletas da Academia de Patinagem do Ave estiveram este fim de semana em competição no Campeonato Distrital de Solo...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: 400 pessoas celebraram o “Dia das Famílias” da Associação Gerações

A Associação Gerações realizou, este domingo, o “Dia das Famílias”, um evento dedicado à sua comunidade, que assim regressou para...

Desportohá 5 horas

Famalicense Ballas Jr. conquista medalha de bronze em prova do Campeonato do Mundo de Enduro

O piloto famalicense Ballas Jr. esteve este fim de semana em competição no Enduro GP em Valpaços, a sua estreia...

Desportohá 5 horas

Delães recebe 360 atletas para disputar “Taça Nacional CPK” de karate

Pavilhão Municipal de Delães recebe, este domingo 21 de abril, mais uma edição da “Taça Nacional CPK” de karate, um...

Póvoa de Varzimhá 6 horas

Ex-nadador salvador resgata dois adultos e duas crianças do mar da Aguçadoura na Póvoa de Varzim

Dois homens com cerca de 40 anos e duas crianças com 13 anos foram resgatados, este domingo, das águas do...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em habitação em Gondifelos

Um incêndio deflagrou, na noite deste domingo, numa habitação, na Rua do Centro, em Gondifelos, Famalicão. De acordo com informações...

Arquivo

Mais Vistos