Famalicão
Hospital de Famalicão vai receber pacientes de cirurgia geral da Póvoa e Vila do Conde

O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, no distrito do Porto, vai encerrar a partir de sexta-feira, e durante a madrugada, a valência de cirurgia geral no serviço de urgência, revelou à agência Lusa fonte da unidade.
A medida, que já estava a ser ponderada desde 2021, foi agora tomada por uma “questão de ajuste e gestão dos recursos existentes”, e, segundo a mesma fonte, “não irá pôr em casa a segurança dos doentes”.
“No último ano, neste período entre a meia-noite e as 08:00, apenas um doente por mês foi atendido no serviço cirurgia geral da urgência externa. A decisão de encerrar esta valência específica é apenas uma prática de boa gestão, pois há alternativas num raio de 30 quilómetros”, explicou a fonte.
Assim, apenas entre a meia-noite e as 08 horas, os doentes que necessitem de cirurgia geral de urgência serão encaminhados, pelo CODU, para hospitais em Famalicão, Matosinhos e Porto, a sensivelmente 15 minutos de distância.
Apesar do encerramento desta valência, os restantes serviços da urgência do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, que serve uma população de cerca de 150 mil pessoas nos dois concelhos, continuarão a funcionar as 24 horas.
A mesma fonte vincou, ainda, que a “segurança dos doentes será sempre assegurada”, garantindo que, em casos extremos, há sempre médicos em permanência no hospital, que poderão avaliar as situações e intervir.

-
Desportohá 1 semana
AF Braga: Árbitro agredido por por guarda-redes durante jogo nas Taipas abandona recinto
-
Paíshá 7 dias
Nuno Melo enaltece papel das Forças Armadas na apreensão de 6,5 toneladas de cocaína em submarino
-
Paíshá 5 dias
Gaia / Afurada: Familiares procuram homem de 64 anos desaparecido desde a madrugada de domingo
-
Guimarãeshá 2 dias
Pevidém: Colisão entre camião e ligeiro faz dois feridos e deixa trânsito cortado