Perante a previsão de mau tempo anunciada para as próximas horas, que inclui os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo e Aveiro, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil divulgou alguns conselhos à população para melhor lidar com uma série de situações causadas pela chuva forte e trovoada que se fará sentir.
Neste sentido, alertam para a possibilidade de inundações rápidas, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem, assim como por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis, referem.
Aos condutores, é lançado o alerta para pisos escorregadios, acompanhados da possibilidade da formação de lençóis de água.
Foco ainda para a possibilidade de queda de estruturas, tais como ramos ou árvores, infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia, a par de outras, montadas ou suspensas.
Perante isto, a população deverá proceder à limpeza e desobstrução de ralos, sarjetas, sistemas de drenagem, algerozes e caleiras, tendo especial atenção com locais propensos a inundações, ou anteriormente afetados pelas mesmas.
A “fixação de estruturas soltas em caso de vento forte, evitando riscos de queda de materiais”, salientam ainda.
A todos os que circularem nas estradas, é pedido que adotem uma condução adaptada às condições meteorológicas, reduzindo a velocidade, “tenha especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias”, reforça a ANEPC.