Siga-nos nas redes

Economia

Crescimento económico da região Norte condicionado por desigualdades no território

Publicado

em

A região Norte tem no Crescimento Económico os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU “mais distantes das metas” para 2030, devido a “desigualdades sub-regionais na inovação, rendimento e emprego”, revelou hoje um relatório.

“O pilar da Prosperidade apresenta maiores desafios. O Trabalho Digno e Crescimento Económico permanecem entre os mais distantes das metas. O relatório destaca como crítico o fosso na atividade inovadora entre zonas urbanas mais dinâmicas e territórios de menor densidade populacional, sublinhando a necessidade de reforçar as bases científica e tecnológica em toda a região”, descreve a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a propósito do mais recente relatório Norte Estrutura.

O documento, a que a Lusa teve hoje acesso, diz respeito ao outono de 2024, e coloca a Educação de Qualidade e a Saúde de Qualidade como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU com “maior progresso regional, aproximando-se das metas de 2030 e com uma distribuição equilibrada entre os territórios”.

“Estes resultados traduzem o impacto positivo das políticas públicas dirigidas ao pilar das Pessoas, que priorizam serviços essenciais e de inclusão”, acrescenta.

As disparidades entre as sub-regiões do Norte “são mais evidentes no Pilar da Prosperidade, que engloba ODS como o crescimento económico, energias renováveis, inovação e redução das desigualdades”.

As sub-regiões urbanas, como o Cávado, Ave e a Área Metropolitana do Porto, “destacam-se por um progresso superior neste pilar, impulsionado por uma economia mais diversificada e pela inovação”.

Por outro lado, “as desigualdades internas de rendimento também são marcantes, atingindo níveis elevados tanto na Área Metropolitana do Porto, devido à diversidade salarial e exclusão social, quanto nas sub-regiões rurais (Terras de Trás-os-Montes, Alto Tâmega e Barroso, e Douro), onde prevalece a dualidade entre as áreas urbanas centrais e as zonas rurais despovoadas”.

“Em contrapartida, as sub-regiões rurais, com menor densidade populacional, enfrentam desafios estruturais, como a dependência de mercados locais mais limitados e a falta de incentivos privados para a inovação. A escassez de oportunidades de emprego e o baixo dinamismo comprometem o progresso nestas áreas”, indica o documento.

De acordo com a CCDR-N, este desequilíbrio “sugere que, para promover um desenvolvimento mais equilibrado, será fundamental aprofundar as políticas territoriais multissetoriais, adaptadas às realidades de cada sub-região”.

Assim, “nas zonas de menor densidade populacional, é essencial concentrar esforços na melhoria da competitividade das cadeias de valor locais com ligação ao sistema científico e tecnológico” e, nas zonas mais urbanas, deve intensificar-se “a excelência no I&D, promovendo sinergias entre as entidades públicas e privadas”.

“A expansão de ‘clusters’ de inovação e a promoção de parcerias intermunicipais promovem efeitos positivos em toda a região”, observa.

No Pilar do Planeta, as sub-regiões com menor densidade populacional “possuem indicadores de sustentabilidade ambiental mais favoráveis, devido à menor pressão sobre os recursos naturais”.

Nesses territórios, “a menor atividade económica contribui para a preservação dos ecossistemas, favorecendo a adoção de práticas sustentáveis, como o uso racional da água e a gestão ambiental”.

Nas áreas urbanas, “os desafios são mais complexos”, pois “o crescimento económico e a localização industrial criam maior pressão sobre os recursos naturais, exigindo políticas mais focadas na mitigação ambiental”, refere o relatório.

O documento assinala que “a construção de parcerias sub-regionais sólidas pode impulsionar a implementação dos ODS de forma mais eficiente e coordenada”.

“A cooperação entre municípios e entre setores público e privado é vital”, sustenta a CCDR-N.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 42 minutos

Análises confirmam que Portugal foi atingido por dois tornados. Ventos chegaram aos 148 quilómetros por hora

Os fenómenos extremos de ventos fortes que atingiram Beja e Campo Maior (Portalegre) no dia 2 de maio foram confirmados...

Bragahá 1 hora

Braga Romana regressa entre este mês com cinco palcos distribuídos pela cidade

A 21.ª edição de Braga Romana vai decorrer de 21 a 25 de maio, com cerca de 160 apresentações em...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Céus nublados mas sem chuva esperados para esta quarta-feira

Famalicão espera, esta quarta-feira, mais um dia em chuva, embora com céus nublados, de acordo com as previsões do Instituto...

Desportohá 3 horas

Norte: GNR garante segurança em vários distritos nesta edição do WRC Rally de Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) estará nas estradas, na próxima semana, para garantir a segurança do “WRC Rally de Portugal...

Paíshá 3 horas

Administração pública em greve na sexta-feira de 16 de maio. Sindicato alega degradação da condições de trabalho

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e de Entidades com Fins Públicos (STTS) convocou uma greve para 16 de maio...

Paíshá 4 horas

“Abril, águas mil”: Último mês teve um registo de precipitação 143% superior à média

O mês de abril de 2025 destacou-se dos registos anuais anteriores com mais chuvas e temperaturas altas no continente, com...

Paíshá 5 horas

Recenseados em Portugal que estejam no estrangeiro já podem votar para as legislativas

Os cidadãos recenseados em Portugal e que estejam no estrangeiro a 18 de maio, dia das eleições legislativas antecipadas, podem...

Paíshá 5 horas

Atualização: Nininho Vaz Maia constituído arguido por suspeitas de branqueamento de capitais

O cantor Nininho Vaz Maia foi constituído arguido por suspeitas de branqueamento de capitais na sequência das buscas hoje realizadas...

Desportohá 6 horas

FC Famalicão quer ponta de lança “letal” do Celta de Vigo mas tem concorrência minhota

O FC Famalicão está interessado em adicionar ao seu plantel os talentos de Jordi Escobar, ponta de lança do Celta...

Paíshá 6 horas

Norte: Jovem de 17 anos acusado de homicídio e instigar ataquem em escola no Brasil que resultou na morte de uma jovem

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra um jovem, residente em Santa Maria da Feira, por um crime de homicídio...

Arquivo

Mais Vistos