Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão apresenta orçamento de 163 milhões para 2024 com investimentos na Habitação e Saúde e Mobilidade

No próximo dia 27 de novembro, na Reunião de Câmara Extraordinária marcada para as 09h00, o coletivo autárquico famalicense vai votar as “Grandes Opções do Plano e Orçamento” para 2024, onde se prevê a gestão de 163 milhões de euros pela execução municipal de Vila Nova de Famalicão. Este orçamento terá um impacto significativo em áreas como Habitação, Educação, Saúde, Desporto, Ambiente e Transportes.

Mário Passos, presidente da autarquia, acredita que esta proposta de orçamento reflete a renovação da “ambição em termos de ação” e o “compromisso em termos de disciplina financeira e económica” de Famalicão.

Marcado pela implementação das primeiras medidas da Estratégia Local de Habitação, incluindo a construção de novas habitações contratualizadas, a entrega de habitações reabilitadas pela autarquia e a disponibilização de terrenos municipais para autoconstrução, 2024 irá um ano de aposta na Habitação.

Em paralelo à distinção de Região Empreendedora Europeia, a autarquia iniciará grandes obras para melhorar a qualidade de vida dos famalicenses, como melhorias no estacionamento na cidade, a construção de um novo parque próximo ao Hospital de Famalicão e a criação de um interface rodoferroviário.

No campo da Educação, destacam-se a construção das novas Escolas Básicas e a renovação do parque escolar municipal.

Na Saúde, a construção de novas Unidades de Saúde Familiar, a reabilitação da Unidade de Saúde Urbana e a construção de novos Centros de Saúde, marcam a aposta para o próximo ano.

No Desporto, a construção de um novo Skate Parque e a ampliação das Piscinas Municipais são os principais projetos.

“O próximo ano também será marcado pela conclusão da rede de abastecimento de água e pela melhoria da rede viária, com a recuperação das Estradas Municipais mais degradadas”, explica a autarquia em comunicado.

2024 marca também a operacionalização da MobiAve, rede que trará uma nova realidade ao nível do transporte rodoviário urbano para Famalicão, mas também para os concelhos vizinhos da Trofa e Santo Tirso, fator que requer um montante significativo deste orçamento.

Mário Passos sublinha o rigor, prudência, transparência e equidade intergeracional são os pilares do orçamento municipal de Famalicão, virtudes que irão garantir um “salto qualitativo no progresso e desenvolvimento de Vila Nova de Famalicão”, baseando-se numa “planificação bem estruturada e numa gestão da maior responsabilidade” refletidas neste Plano e Orçamento, que aponta para um saldo corrente de mais de três milhões de euros, confirmando o equilíbrio orçamental do município.

“A gestão autárquica exige um exercício sério e responsável e tem sido essa postura que, em tempos de elevada incerteza como o que vivemos, nos tem dado bases sólidas para que possamos fazer frente às várias adversidades e garantir que em Famalicão ninguém fica para trás. É assim que temos construído Famalicão e é assim que continuará a ser”, acrescentou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version