Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Centenário de Cesariny celebrado com teatro, música e debates na Fundação Cupertino de Miranda

Publicado

em

A Fundação Cupertino de Miranda vai promover até domingo uma série de iniciativas destinadas a homenagear o poeta surrealista Mário Cesariny, no âmbito do seu centenário, que inclui teatro, concerto, leitura de poesia e oficinas de expressão plástica.

As atividades, que têm início na quinta-feira, enquadram-se no programa “Mário Cesariny – Encontros XVII”, que decorre na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, detentora do legado do mestre do surrealismo português, indicou a fundação, em comunicado.

Com uma periodicidade anual, estes encontros realizam-se sempre aquando da data da morte de Mário Cesariny, 26 novembro, mas este ano visam assinalar também o centenário do nascimento do poeta e pintor (09 de agosto de 1923).

Nesse contexto, vão decorrer ao longo de quatro dias, como habitualmente, oficinas de expressão plástica, lançamento de livros e declamação de poesia, mas também um espetáculo teatral que evoca a vida e obra de Mário Cesariny, “Herói é o Meu Nome”, da Fértil Cultural, e o concerto “O Homem em Eclipse”, d’Os Poetas, concebido por Rodrigo Leão e Gabriel Gomes, dedicado à sua poesia.

Este ano, os Encontros integram também o “CARMINA 4 – A Paixão da Imagem”, um evento dedicado à poesia, que nesta edição se debruça exclusivamente sobre Mário Cesariny, com coordenação de Fernando Cabral Martins.

A quinta-feira será preenchida com leitura de poesia e com a exibição de dois filmes de Miguel Gonçalves Mendes, “Autografia” (2004) e “Poema Colagem” (2010).

Na sexta-feira, o dia é dedicado ao “CARMINA 4”, com mesas redondas subordinadas às temáticas “Imagem”, “Arte”, “Poesia” e “Poética”, nas quais participa um painel de convidados, que conta com nomes como Perfecto E. Quadrado, João Pinharanda, António Gonçalves, Pedro Eiras, Golgona Anghel e Tania Martuscelli, entre muitos outros.

A manhã de sábado dá continuidade ao programa do dia anterior, com um “encontro” entre Mário Cesariny e Fernando Pessoa, promovido pelos palestrantes António Feijó, Richard Zenith e Fernando Cabral Martins.

À tarde sobe ao palco “Herói é o meu nome”, o espetáculo escrito e encenado a partir da poesia de Mário Cesariny, que mistura teatro, música e performance.

“‘Herói é o Meu Nome’ é uma apropriação da sua vida e obra e a sua transformação num ato performativo multidisciplinar que cruza a poesia, a música, a manipulação de objetos, sombras e muito mais. Talvez uma colagem, talvez um ‘cadavre exquis’. Acima de tudo é um ato de homenagem a um artista que nunca deve ser esquecido”, destaca a Fértil Cultural.

Partindo do tópico da memória como contraponto ao esquecimento para a construção do espetáculo, a Fértil Cultural mergulhou no espólio documental de Mário Cesariny, disponível na Fundação Cupertino de Miranda/Centro de Estudos do Surrealismo, fiel depositária da obra e da biblioteca pessoal do autor.

Em palco, o público vai poder ver, além dos intérpretes, elementos cenográficos e adereços múltiplos “numa combinação bizarra” a compor uma atmosfera que ajude o espectador “a entrar num universo surrealista”, mas também ouvir poemas cantados, num espetáculo que é também um “puzzle musical”, cujas peças podem encaixar “de forma surreal”.

Ainda nesse dia haverá uma sessão de lançamento dos livros “Poesia de Mário Cesariny. Antologia” e “Poetas do Amor, da Revolta e da Náusea”, editados pela Assírio e Alvim, e “Mário Cesariny, Cartas para Antonio Tabucchi”, editado pela Documenta.

O programa encerra no domingo à tarde com o concerto “O Homem em Eclipse”.

Mário Cesariny de Vasconcelos possibilitou a incorporação, quer por compra, doação e legado de uma grande parte do seu acervo artístico e documental à Fundação Cupertino de Miranda.

Nascido em Lisboa, Mário Cesariny de Vasconcelos estudou na Academia de Amadores de Música, sob a orientação do professor Fernando Lopes Graça, e ingressou no princípio da década de 1940 na Escola de Artes Decorativas António Arroio, onde conheceu, entre outros, Fernando José Francisco e Cruzeiro Seixas, que o acompanharam na aventura surrealista.

Foi protagonista de muitas ações e criações polémicas com os outros artistas surrealistas, mas a partir do início dos anos 1950 o grupo começou a desintegrar-se.

Cesariny manteve-se ativo na poesia, nas artes plásticas e na tradução, passando a conviver com Luís Pacheco, Manuel de Lima, António José Forte, João Rodrigues, Manuel Castro, João Vieira e Helder Macedo.

“Titânia”, “Pena Capital”, “Antologia do Cadáver Esquisito” e “Planisfério e Outros Poemas” são alguns exemplos da sua obra poética ao longo dos anos 1950 e 60, mas continuou também a realizar exposições individuais e coletivas em Portugal, Brasil, Bélgica, Estados Unidos.

Recebeu vários prémios pela obra escrita e plástica, nomeadamente o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores, e o Grande Prémio EDP de Artes Plásticas.

Mário Cesariny morreu em 26 de novembro de 2006.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Saída da Avenida Marechal Humberto Delgado esteve cortada após derrame na via

O derrame de uma substância oleosa levou ao corte do trânsito num segmento da Avenida Marechal Humberto Delgado, que faz...

Desportohá 8 horas

“Não esperávamos chegar tão longe”. Mafalda Mesquita e Tiago Costa nadaram mais rápido e foram campeões na Roménia

Famalicão já nos habituou a resultados desportivos de excelência e uma das modalidades que mais pódios e medalhas traz para...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda lamenta morte do artista plástico Sergio Lima

A Fundação Cupertino de Miranda, de Famalicão, lamentou hoje o falecimento de Sergio Lima, artista brasileiro que está representado na...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Sofia Correia toma  posse como coordenadora das Mulheres Socialistas

Sofia Correia tomou  posse, esta semana,  como coordenadora das Mulheres Socialistas, Igualdades e Direitos de Famalicão, na sequência dos resultados...

Desportohá 11 horas

FC Famalicão apresenta amanhã o plantel e novo equipamento no centro da cidade

Este sábado, o Futebol Clube Famalicão apresenta o plantel 2024/2025. A festa vai acontecer na Praça Cupertino de Miranda, no...

Famalicãohá 12 horas

Dia dos Avós celebrado no Santuário de Nossa Senhora do Carmo

Foram cerca de 300 os séniores que se reuniram nesta Sexta feira, dia em que se comemora o Dia Mundial...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Campo de Jogos da Breia em Vermoim de cara lavada e com novo regulamento

A Junta de Freguesia de Vermoim procedeu à limpeza e manutenção do Campo de Jogos da Breia.”Foram substituídas as balizas...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Programa Casa Feliz ajuda mais 10 famílias a melhorar as suas habitações

O programa municipal “Casa Feliz” vai ajudar mais 10 famílias famalicenses a realizar obras nas suas habitações. Os novos apoios...

Desportohá 15 horas

Diário da Volta a Portugal, dia 3

A Volta a Portugal é na Fama Rádio. Acompanhe aqui o resumo diário do repórter Armando César, referente à última...

Regiãohá 15 horas

Santo Tirso: mulheres que burlavam idosos detidas pela GNR. Duas ficaram em prisão preventiva

A GNR  deteve, no passado dia 23 de julho,  três mulheres, com idades compreendidas entre os 34 e os 58...

Arquivo

Mais Vistos