Siga-nos nas redes

Famalicão

Encenador famalicense Diogo Freitas apresenta peça inspirada na mulher do Minho em “Província”

Publicado

em

A peça “Província”, com estreia marcada para sexta-feira, em Ponte de Lima, é uma homenagem à mulher do Minho, inspirada em figuras femininas de lendas da região, que questiona o público sobre identidade, legado e tradições.

O diretor artístico da companhia Momento – Artistas Independentes, Diogo Freitas, encenador da peça “Província”, explicou aos jornalistas, à margem do ensaio de imprensa, que o espetáculo pesquisou as figuras femininas de Maria da Fonte (ou Revolução do Minho, o nome dado a uma revolta popular ocorrida na primavera de 1846), de Deu-La-Deu (personagem lendária que se tornou na principal figura de Monção) e, em Antígona (figura da mitologia grega).

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Cruzamos as histórias de todas num texto de homenagem à mulher em que, ao mesmo tempo, tocamos em temas com os quais queremos pôr o público a questionar-se”, explicou Diogo Freitas, referindo-se “aos paradigmas do mundo rural e de uma certa identidade portuguesa”.

Para o encenador, o espetáculo confronta o público com “as tradições”, com as “razões” que levam uma tradição a “perder-se no tempo” ou sobre a escolha das tradições que “precisam de morrer, as que precisam de ser salvas ou transformadas para passar de geração em geração”.

“O espetáculo não responde, não resolve, mas questiona sobre as tradições que queremos passar aos filhos, netos. As que não defendem as pessoas, não colocam as pessoas em primeiro plano e que faz sentido passar”, apontou Diogo Freitas.

Natural de Vila Nova de Famalicão, o encenador explicou que o projeto artístico que, na sexta-feira, sobe ao palco do Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, às 21:30, começou a ser preparado há dois anos e implicou investigações em Ponte de Lima, Monção e Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, e em Riba d’Ave, Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, os quatro municípios onde a peça será representada.

Para Filipe Gouveia, dramaturgo residente da companhia da Momento – Artistas Independentes, o espetáculo “encerra temas dentro de temas”, sendo que um dos “mais falados ao longo do espetáculo é o do legado”.

“O que deixamos para trás, o que deixamos depois de morrermos ou, até mesmo, como conseguimos manter vivas as memórias das pessoas que passaram na nossa vida”, observou.

Na peça, com duração de cerca de 50 minutos, o palco é a plateia. Num cenário negro, iluminado por luzes e música, sincronizados ao tom do texto, a atriz Luísa Alves interroga quem se senta nas cadeiras dispostas em quadrados.

Levanta os lençóis, tal como ondas inquietas dos rios Lima, Minho, Coura e Ave, e questiona os espectadores sobre o papel da mulher, “da necessidade de repensar não só território, mas também as tradições da região onde estão as raízes familiares do encenador da companhia, Diogo Freitas”.

Depois de Ponte de Lima, a peça “Província” será apresentada nos dias 01 e 02 de dezembro no Teatro Narciso Ferreira, em Vila Nova de Famalicão, no dia 07 de dezembro no Centro Cultural de Paredes de Coura e, no dia 09 de dezembro, no Cineteatro João Verde, em Monção.

A Momento – Artistas Independentes é a estrutura de criação artística responsável pelo espaço O Tanque – Centro de Criação, inaugurado em 2023 na freguesia de Lagoa, em Vila Nova de Famalicão, que procura dar resposta a estruturas e a artistas que necessitem de um espaço físico para pesquisar e desenvolver projetos.

A Momento – Artistas Independentes é uma estrutura financiada pelo Município de Vila Nova de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 7 horas

Hóquei: FAC recebe CH Carvalhos, último classificado, este sábado

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube disputa, este sábado, a jornada n.º 19 do principal campeonato...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Sabores do concelho em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)

Na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a mais significativa feira do setor turístico em Portugal, Famalicão está presente para...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Presidente Mário Passos subscreve petição a reclamar obras urgentes na EN 206

O presidente da Câmara de Famalicão anunciou que assinou a petição recentemente lançada por um conjunto de cidadãos que reclama...

Desportohá 10 horas

Famalicão: Campeão Nacional Tiago Reis inicia novo ataque ao “N.º1” em mais uma época do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno

Este fim-de-semana marca o regresso de Tiago Reis às competições, com a sua participação na primeira prova do Campeonato de...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Sexta-feira com previsão de chuva e chuveiros durante todo o dia

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia de chuva onde esta se deverá fazer sentir de forma mais constante do que...

Desportohá 12 horas

Famalicenses sagram-se bicampeões de Boccia Sénior

No passado dia 28 de fevereiro, em Torres Novas, decorreu o Campeonato Nacional de Boccia Sénior Fase Final, Individual, 2023/2024,...

Paíshá 12 horas

Novas regras para a carta de condução visam condução de carros e camiões a partir dos 17 anos

Com 339 votos a favor, 240 contra e 37 abstenções, os Membros do Parlamento Europeu aprovaram uma proposta que prevê...

Paíshá 13 horas

Trio detido após assaltar casa de casal idoso em Matosinhos. Homem de 82 anos necessitou de tratamento hospitalar

Na madrugada de 28 de fevereiro, por volta das 03H30, na avenida Engenheiro Duarte Pacheco, em Matosinhos, o Comando Metropolitano...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Luís Montenegro e Nuno Melo trazem campanha da AD ao Mercado Municipal este sábado

A Aliança Democrática traz o seu presidente Luís Montenegro e famalicense Nuno Melo do CDS-PP em campanha eleitoral a Famalicão,...

Famalicãohá 15 horas

Lés a Lés nos Passos de Oliveira Santa Maria

No próximo fim de semana, 2 e 3 de março, a freguesia de Oliveira Santa Maria acolhe a procissão do...

Arquivo

Mais Vistos