Siga-nos nas redes

Famalicão

Encenador famalicense Diogo Freitas apresenta peça inspirada na mulher do Minho em “Província”

Publicado

em

A peça “Província”, com estreia marcada para sexta-feira, em Ponte de Lima, é uma homenagem à mulher do Minho, inspirada em figuras femininas de lendas da região, que questiona o público sobre identidade, legado e tradições.

O diretor artístico da companhia Momento – Artistas Independentes, Diogo Freitas, encenador da peça “Província”, explicou aos jornalistas, à margem do ensaio de imprensa, que o espetáculo pesquisou as figuras femininas de Maria da Fonte (ou Revolução do Minho, o nome dado a uma revolta popular ocorrida na primavera de 1846), de Deu-La-Deu (personagem lendária que se tornou na principal figura de Monção) e, em Antígona (figura da mitologia grega).

“Cruzamos as histórias de todas num texto de homenagem à mulher em que, ao mesmo tempo, tocamos em temas com os quais queremos pôr o público a questionar-se”, explicou Diogo Freitas, referindo-se “aos paradigmas do mundo rural e de uma certa identidade portuguesa”.

Para o encenador, o espetáculo confronta o público com “as tradições”, com as “razões” que levam uma tradição a “perder-se no tempo” ou sobre a escolha das tradições que “precisam de morrer, as que precisam de ser salvas ou transformadas para passar de geração em geração”.

“O espetáculo não responde, não resolve, mas questiona sobre as tradições que queremos passar aos filhos, netos. As que não defendem as pessoas, não colocam as pessoas em primeiro plano e que faz sentido passar”, apontou Diogo Freitas.

Natural de Vila Nova de Famalicão, o encenador explicou que o projeto artístico que, na sexta-feira, sobe ao palco do Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, às 21:30, começou a ser preparado há dois anos e implicou investigações em Ponte de Lima, Monção e Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, e em Riba d’Ave, Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, os quatro municípios onde a peça será representada.

Para Filipe Gouveia, dramaturgo residente da companhia da Momento – Artistas Independentes, o espetáculo “encerra temas dentro de temas”, sendo que um dos “mais falados ao longo do espetáculo é o do legado”.

“O que deixamos para trás, o que deixamos depois de morrermos ou, até mesmo, como conseguimos manter vivas as memórias das pessoas que passaram na nossa vida”, observou.

Na peça, com duração de cerca de 50 minutos, o palco é a plateia. Num cenário negro, iluminado por luzes e música, sincronizados ao tom do texto, a atriz Luísa Alves interroga quem se senta nas cadeiras dispostas em quadrados.

Levanta os lençóis, tal como ondas inquietas dos rios Lima, Minho, Coura e Ave, e questiona os espectadores sobre o papel da mulher, “da necessidade de repensar não só território, mas também as tradições da região onde estão as raízes familiares do encenador da companhia, Diogo Freitas”.

Depois de Ponte de Lima, a peça “Província” será apresentada nos dias 01 e 02 de dezembro no Teatro Narciso Ferreira, em Vila Nova de Famalicão, no dia 07 de dezembro no Centro Cultural de Paredes de Coura e, no dia 09 de dezembro, no Cineteatro João Verde, em Monção.

A Momento – Artistas Independentes é a estrutura de criação artística responsável pelo espaço O Tanque – Centro de Criação, inaugurado em 2023 na freguesia de Lagoa, em Vila Nova de Famalicão, que procura dar resposta a estruturas e a artistas que necessitem de um espaço físico para pesquisar e desenvolver projetos.

A Momento – Artistas Independentes é uma estrutura financiada pelo Município de Vila Nova de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 43 minutos

Beatificação de Alexandrina de Balasar fez 21 anos. Papa Francisco foi homenageado nas cerimónias

O feriado da última sexta-feira foi marcado pelas comemorações dos 21 anos da beatificação de Alexandrina de Balasar, celebrados no...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Agrupamento D. Sancho I decorado com flores para celebrar a tradição das Maias

Os jovens celebram a tradição das Maias no Agrupamento de Escolas D. Sancho I, um hábito mantido nos últimos anos...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão sem chuva neste feriado de 01 de Maio. “Máximas” voltam a subir até aos 22 graus

Apesar dos momentos de chuva forte sentidos nesta quarta-feira, Famalicão espera um feriado de 01 de Maio seco, embora com...

Bragahá 4 horas

Ave: Homem de 21 anos detido após tentar atropelar o próprio pai em Vizela

Um homem de 21 anos foi detido, este sábado, por alegadamente tentar atropelar o próprio pai com uma viatura ligeira,...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Jardim de infância em Brufe alvo de assalto

O Jardim de Infância de Eiral, na freguesia de Brufe, no concelho de Famalicão, foi alvo de um assalto, na...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Pacense vs. Oliveirense e dérbi entre Benfica e Sporting decidem finalistas da Taça de Portugal de hóquei

Os treinadores dos semifinalistas da Taça de Portugal de hóquei em patins realçaram hoje o valor dos respetivos adversários, assumindo...

Desportohá 6 horas

Guarda-redes famalicense Ricardo Velho afastado dos relvados até ao final da época após operação ao joelho

O guarda-redes famalicense Ricardo Velho, guardião da baliza do Farense, está afastado das competições nesta reta final da I Liga,...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Festival Lusco Fusco convida famílias para celebrar tradições no Parque da Devesa

Este sábado, dia 03 de maio, Famalicão promove o Festival Lusco Fusco, um projeto promovido pela Associação Cultural, Desportiva e...

Paíshá 8 horas

Criança de 11 anos desaparecida foi encontrada por cão da GNR

Uma criança de 11 anos que estava desaparecida foi localizada com sucesso por elementos da Guarda Nacional Republicana, no concelho...

Mundohá 8 horas

Apagão fez 5 mortos em Espanha. 3 membros da mesma família perderam a vida por intoxicação

O apagão que afetou Portugal e países vizinhos, esta segunda-feira, teve consequências trágicas em Espanha, resultando na morte de cinco...

Arquivo

Mais Vistos