Siga-nos nas redes

Famalicão

Encenador famalicense Diogo Freitas apresenta peça inspirada na mulher do Minho em “Província”

Publicado

em

A peça “Província”, com estreia marcada para sexta-feira, em Ponte de Lima, é uma homenagem à mulher do Minho, inspirada em figuras femininas de lendas da região, que questiona o público sobre identidade, legado e tradições.

O diretor artístico da companhia Momento – Artistas Independentes, Diogo Freitas, encenador da peça “Província”, explicou aos jornalistas, à margem do ensaio de imprensa, que o espetáculo pesquisou as figuras femininas de Maria da Fonte (ou Revolução do Minho, o nome dado a uma revolta popular ocorrida na primavera de 1846), de Deu-La-Deu (personagem lendária que se tornou na principal figura de Monção) e, em Antígona (figura da mitologia grega).

“Cruzamos as histórias de todas num texto de homenagem à mulher em que, ao mesmo tempo, tocamos em temas com os quais queremos pôr o público a questionar-se”, explicou Diogo Freitas, referindo-se “aos paradigmas do mundo rural e de uma certa identidade portuguesa”.

Para o encenador, o espetáculo confronta o público com “as tradições”, com as “razões” que levam uma tradição a “perder-se no tempo” ou sobre a escolha das tradições que “precisam de morrer, as que precisam de ser salvas ou transformadas para passar de geração em geração”.

“O espetáculo não responde, não resolve, mas questiona sobre as tradições que queremos passar aos filhos, netos. As que não defendem as pessoas, não colocam as pessoas em primeiro plano e que faz sentido passar”, apontou Diogo Freitas.

Natural de Vila Nova de Famalicão, o encenador explicou que o projeto artístico que, na sexta-feira, sobe ao palco do Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, às 21:30, começou a ser preparado há dois anos e implicou investigações em Ponte de Lima, Monção e Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, e em Riba d’Ave, Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, os quatro municípios onde a peça será representada.

Para Filipe Gouveia, dramaturgo residente da companhia da Momento – Artistas Independentes, o espetáculo “encerra temas dentro de temas”, sendo que um dos “mais falados ao longo do espetáculo é o do legado”.

“O que deixamos para trás, o que deixamos depois de morrermos ou, até mesmo, como conseguimos manter vivas as memórias das pessoas que passaram na nossa vida”, observou.

Na peça, com duração de cerca de 50 minutos, o palco é a plateia. Num cenário negro, iluminado por luzes e música, sincronizados ao tom do texto, a atriz Luísa Alves interroga quem se senta nas cadeiras dispostas em quadrados.

Levanta os lençóis, tal como ondas inquietas dos rios Lima, Minho, Coura e Ave, e questiona os espectadores sobre o papel da mulher, “da necessidade de repensar não só território, mas também as tradições da região onde estão as raízes familiares do encenador da companhia, Diogo Freitas”.

Depois de Ponte de Lima, a peça “Província” será apresentada nos dias 01 e 02 de dezembro no Teatro Narciso Ferreira, em Vila Nova de Famalicão, no dia 07 de dezembro no Centro Cultural de Paredes de Coura e, no dia 09 de dezembro, no Cineteatro João Verde, em Monção.

A Momento – Artistas Independentes é a estrutura de criação artística responsável pelo espaço O Tanque – Centro de Criação, inaugurado em 2023 na freguesia de Lagoa, em Vila Nova de Famalicão, que procura dar resposta a estruturas e a artistas que necessitem de um espaço físico para pesquisar e desenvolver projetos.

A Momento – Artistas Independentes é uma estrutura financiada pelo Município de Vila Nova de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 15 horas

Veja os Golos! FC Famalicão 4-1 AVS FS

O FC Famalicão venceu esta tarde em casa no Estádio Municipal de Famalicão o AVS Futebol SAD por quatro bolas...

Famalicãohá 17 horas

Ministro da Educação está amanhã em Famalicão para inaugurar Centros Tecnológicos da CIOR e Camilo

Esta segunda-feira, dia 31 de março, a Escola Profissional CIOR vai receber o Ministro da Educação para presidir à inauguração...

Paíshá 18 horas

Paços de Ferreira: Homem de 34 anos morre ao cair de telhado

Um homem de 34 anos caiu de uma altura de mais de cinco metros e morreu, este sábado, em Paços...

Regiãohá 23 horas

Santo Tirso: Mulher sofre ferimentos graves após atropelamento em Areias

Uma mulher ficou gravemente ferida depois de ter sido atropelada, este sábado, em Santo Tirso. O acidente aconteceu na Rua...

Desportohá 23 horas

Hóquei: Riba d’ Ave está fora das competições europeias

O Riba d’Ave cedeu, ao final da tarde deste sábado, frente ao Tomar, e está fora da final da WSE...

Famalicãohá 24 horas

IPMA: Chuva deverá regressar esta semana

Depois de alguns dias em que se sentiu a primavera e temperaturas amenas, a chuva deverá estar de regresso esta...

Famalicãohá 24 horas

Famalicão: Novo Parque de Lazer de Vilarinho das Cambas é inaugurado esta manhã

É inaugurado este domingo, dia 30 de março, pelas 10h30, o novo Parque de Lazer de Vilarinho das Cambas. O...

Desportohá 2 dias

Famalicão recebe AVS SAD com preparação condicionada por ausências

O Famalicão entra em campo este domingo, às 15h30, no Estádio Municipal, para defrontar o AFS SAD, num jogo que...

Famalicãohá 2 dias

Duas listas concorrem às eleições da Associação Comercial e Industrial de Famalicão

As eleições para a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), marcadas para 22 de abril, contarão com duas candidaturas....

Famalicãohá 2 dias

Fim de Semana primaveril com temperaturas elevadas, seguido de descida progressiva

Este fim de semana promete trazer um verdadeiro cenário primaveril, com temperaturas elevadas que podem atingir os 26 graus em...

Arquivo

Mais Vistos