Site icon Fama Rádio e Televisão

Meia Maratona de Famalicão quer 3 mil atletas no tiro de partida

A Meia Maratona de Famalicão sai para a estrada este domingo, 27 de novembro, às 09h30, e as principais novidades da oitava edição da prova, promovida pelo Município de Vila Nova de Famalicão com organização técnica da Runporto e com o apoio da Associação de Atletismo de Braga, foram apresentadas esta segunda-feira à tarde à comunicação social.

As alterações no percurso da Meia Maratona e a alteração da distância da Mini Maratona, que passa de 6 para 10 quilómetros, são as grandes novidades da edição deste ano da corrida, apadrinhada pela maratonista e campeã olímpica Fernanda Ribeiro.

Este ano, a Meia Maratona de Famalicão corre-se, essencialmente, em ambiente urbano. A prova mantém o início na Avenida do Brasil, percorrerá as principais artérias da cidade nos primeiros 10 quilómetros, passará pelas freguesias de Vale São Martinho e Vale São Cosme, voltando até ao Parque da Devesa, junto ao CITEVE, num total de 21 quilómetros.  

“Um percurso mais plano e mais rápido”, que na opinião do diretor da Runporto, Jorge Teixeira, “permitirá a obtenção de novos recordes”.

Já a Mini Maratona pode ser feita a correr ou a caminhar, num percurso que passa então de uma extensão de 6 para 10 quilómetros. À semelhança da Meia Maratona, tem também início na Avenida Brasil e término no Parque da Devesa.

Na apresentação da prova, que decorreu esta tarde nos Paços do Concelho de Famalicão,Jorge Teixeira adiantou ainda algumas curiosidades sobre a edição deste ano. Até ao momento estão representadas na prova 5 nacionalidades (Portugal, Espanha, França, Rússia e Brasil), o atleta mais experiente a correr a prova dos 21 quilómetros tem 74 anos. A média de idades da prova ronda os 44 anos, no caso da corrida de 21 quilómetros, e os 40 anos no caso da corrida de 10 quilómetros. “São novos corredores que surgiram e ganharam o gosto pela corrida durante a pandemia e que estão a tornar o pelotão da prova mais jovem”, disse.

O vereador do Desporto da autarquia, Pedro Oliveira, acredita que “as alterações ao percurso vão potenciar resultados ainda melhores”. Para o autarca, a Meia Maratona “é um projeto consolidado” no concelho “pela qualidade a que a organização já nos habituou e pelo número e qualidade dos atletas que todos os anos participam na corrida”.

Atualmente a prova conta com 2700 inscritos. A organização conta bater a meta dos 3 mil.

Recorde-se que as inscrições online terminam esta terça-feira, 22 de novembro, no site da Runporto, em www.runporto.com. Até amanhã, as inscrições para a Meia Maratona têm o custo de 15 euros, subindo para 17.50 euros para as inscrições de última hora, no dia 26 de novembro, nos Serviços Educativos do Parque da Devesa. Já para os participantes da Mini Maratona, as inscrições até ao dia 22 de novembro têm o custo de 10 euros, subindo para 12.50 euros para inscrições de última hora.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version