Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Festival de cinema Ymotion estreia-se a 29 de novembro com a presença da ‘darling’ de Hollywood Daniela Melchior

Publicado

em

O cinema jovem vai estar em destaque em Famalicão na próxima semana. Entre 29 de novembro e 2 de dezembro, o Ymotion – Festival de Cinema Jovem, na sua 9.ª edição, será o epicentro das atenções. Este evento contará com a presença de figuras bem conhecidas do público português como Rui Reininho, Daniela Melchior, Valter Hugo Mãe, Carla Chambel, e homenageará Maria de Medeiros.

As atividades da semana principal do Ymotion iniciam-se com o evento “Novíssimo Cinema Português”, a 29 de novembro, às 10h30, na Fundação Cupertino de Miranda. Esta mesma fundação será o palco das cinco sessões competitivas do festival, nos dias 29 e 30 de novembro, com a projeção das 42 curtas-metragens concorrentes aos oito prémios do Ymotion.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Destaca-se, para 1 de dezembro, o showcase de Carolina Ceia & Quarteto de Jazz, às 16h30, seguido de um “Encontro Com Atores”, às 17h00, na Fundação Castro Alves, em Bairro, com a presença de Paula Lobo Antunes e Rafael Morais.

Nessa noite, na Fundação Cupertino de Miranda, Rui Reininho, uma figura ímpar da música portuguesa e estudante de cinema, apresentar-se-á a solo às 21h30, numa atuação íntima baseada nos temas do seu aclamado álbum “20.000 Éguas Submarinas”, lançado em 2021.

O último dia do Ymotion 2023 será preenchido na Fundação Cupertino de Miranda. A 2 de dezembro, às 15h00, terá lugar “Sessão Cinemax: os Jovens e o Cinema Europeu”, com a presença da atriz Carla Chambel, seguida, às 17h00, por “Cinema & Literatura”, com o escritor Valter Hugo Mãe.

A participação internacional de Daniela Melchior, reconhecida pelos seus papéis em filmes como “O Esquadrão Suicida” (2021), “Guardiões da Galáxia: Volume 3” (2023) e “Velocidade Furiosa X” (2023), também será destacada no Ymotion. No evento “Histórias de Plateau”, a artista partilhará as suas experiências em Hollywood (EUA), às 18h30, no auditório da Fundação Cupertino de Miranda.

O encerramento da 9.ª edição do Ymotion terá início às 22h00, no mesmo local, com o jovem realizador João Gonzalez, criador da nomeada ao Óscar 2023, “Ice Merchants” (2022), a musicar a premiada obra “The Voyager” (2017), que lhe valeu o prémio “Melhor Animação” no 4.º Festival de Cinema Jovem de Famalicão.

Nesta noite, serão atribuídos os prémios da competição do festival, e haverá uma homenagem à atriz e realizadora portuguesa, Maria de Medeiros, um dos momentos altos do encerramento.

Destaca-se ainda que o encerramento do Ymotion 2023 será marcado pela entrega do “Prémio de Mérito Internacional” à atriz Daniela Melchior, uma novidade desta edição.

Todos os eventos da semana principal do festival têm entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

A programação do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão está disponível no site www.ymotion.org, onde se encontram mais detalhes sobre o evento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Incêndio em Vale S. Martinho provoca dois feridos

Um incêndio num anexo de uma habitação em Vale S. Martinho, mais precisamente na rua Eça de Queirós, provocou dois...

Paíshá 8 horas

Gasóleo desce três cêntimos e gasolina 1,5 cêntimos a partir de segunda-feira

Ao fim de seis semanas de ganhos, os preços dos combustíveis vão finalmente descer na próxima semana. O gasóleo, o combustível mais...

Barceloshá 8 horas

Barcelos: Trabalhador cai de altura de nove metros e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave, este sábado, na sequência de uma queda de nove metros de um edifício em...

Famalicãohá 11 horas

Associação Famalicão em Transição debate futuro das linhas de água e o Ecoparque de Cabeçudos

A Associação Famalicão em Transição retoma, este sábado, as “Conversas TeT – Território em Transição”, com o tema “Que futuro...

Regiãohá 11 horas

Neve cobre de branco e beleza várias localidades

É verdade que falta pouco mais de um mês para a chegada da Primavera. Mas, esta sexta-feira e sábado a...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Atropelamento em Joane provoca ferimentos em mulher de 70 anos

Um atropelamento, na vila de Joane, Famalicão, provocou, este sábado, ferimentos a uma mulher de 70 anos. Não se sabe,...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Paróquia de Arnoso Santa Maria é palco, este fim de semana, das Solenidades do Senhor dos Passos

A freguesia de Arnoso Santa Maria celebra, este fim de semana, as Solenidades do Senhor dos Passos. Entre os eventos...

Desportohá 14 horas

FC Famalicão perde em Arouca e João Pedro Sousa diz que a sua equipa “encolheu-se” na primeira parte

O Famalicão perdeu, esta sexta-feira, contra o Arouca, por 3-2, num jogo em que os arouquenses completaram a reviravolta no...

Paíshá 14 horas

Euromilhões. Já sabe qual é a chave vencedora desta sexta-feira?

Os números 24 – 27 – 28 – 30 – 49 e as estrelas 1 e 12 é a chave...

Desportohá 1 dia

Veja os Golos! FC Arouca 3-2 FC Famalicão

Veja em baixo os lances de golo da partida entre o FC Famalicão e o FC Arouca a contar para...

Arquivo

Mais Vistos